22/08/2023
Guarapuava Segurança

Tenente-coronel Joas substitui Major Cubas no comando do 16º BPM

Major Cristiano Cubas está no comando há dois anos e dois meses e disse que se surpreendeu com a determinação. Ele deixa a carreira militar

comandantes

Tenente-Coronel Joas assume o comando do 16º BPM (Foto: Divulgação)

A partir da próxima semana, o 16º Batalhão da Polícia Militar terá novo comando. O Coronel Joas Lins deixa o comando do 27º BPM em União da Vitória para substituir o Major Cristiano Cubas. Conforme a Polícia Militar, a troca de comando ocorrerá na terça (16) às 14h, na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Guarapuava.

De acordo com informações de bastidores, o pivô da troca seria a diferença de patentes. Ocorre que Cubas é major, enquanto Joas é Tenente-Coronel. Portanto, um degrau acima de Cubas na hierarquia da Polícia Militar do Paraná.

É que no Paraná, em tese, os comandos são destinados a tenentes-coronéis e coronéis. Em mensagem encaminhada ao Portal RSN, o Tenente-Coronel Joas confirmou a substituição. Entretanto, ele disse que não está tirando o lugar de ninguém. “O comando geral me chamou e eu aceitei. Estou há seis anos fora de casa. Moro em Guarapuava desde 1995. E estou assumindo um cargo que é prerrogativa de tenente-coronel”.

Major Cristiano Cubas disse que vai entrar para a reserva (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Para o Major Cubas, a determinação do comando-geral da PM no Paraná o pegou de surpresa. “Fui surpreendido com essa notícia em virtude do trabalho construído. Mas como militar estou cumprindo a determinação do escalão superior”.

Todavia, após a passagem do comando, Cubas anunciou ao Portal RSN que deixa a carreira militar. Ele respondeu pelo comando do 16º BPM por dois anos e dois meses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.