22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Surg protocola uma média de 14 pedidos de obras por dia

"Até hoje já abrimos 4.615 protocolos de solicitações de serviços de todos os tipos", afirma o diretor da Surg, Halmut Brandtner

Surg loteamento vida digna

Equipes da Surg estão pela cidade e interior (Foto: Surg)

Máquinas da Surg tomam conta do Loteamento ‘Vida Digna’ em Guarapuava. São obras de pavimentação que serão entregues até o fim deste ano. Entretanto, segundo a companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), mais de 20 equipes trabalham em vários pontos da cidade e do interior.

Para se ter uma ideia da demanda de obras, são 14 pedidos protocolados por dia. Desses, 85% já estão atendidos. Apenas 5% nos últimos 90 dias, segundo o presidente da Surg, Halmut Brandtner. “Até hoje já abrimos 4.615 protocolos de solicitações de serviços de todos os tipos”.

Conforme Halmut, neste ano, 19 ruas da cidade estão pavimentadas. Outras 26 receberam recape e 32 estão mais largas. Assim sendo, no total, 77 ruas encontram-se revitalizadas. “Estamos concluindo um recape na rua João Manoel Santana. E vamos começar recuperação asfáltica envolvendo as colônias em Entre Rios.

Recape na rua Manoel José Santana (Foto: Surg)

No entanto, o trabalho prestado pela empresa envolve também a coleta de lixo urbano. De acordo com Halmut, cada caminhão percorre diariamente em média 100 quilômetros por dia. São coletadas três mil toneladas de lixo por mês.

Outro trabalho executado pelas equipes são as roçadas de áreas verdes. Assim, em 2021, entre janeiro e outubro, o total é de 17.866.185,30 m² roçados. Conforme Halmut, o equivalente a 1.800 campos de futebol.

Todavia, os trabalhos seguem também nos setores de sinalização, varrição de ruas, manutenção de praças e parques e obras. Além de tapa-buraco, drenagem, terraplenagem, reforma e limpeza de caixas de captação.

Obras no loteamento ‘Vida Digna’ (Foto: Surg)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.