22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Guarapuava encerra 2021 com conquistas e inicia 2022 com obras

Primeiro ano de gestão do prefeito Celso Goes é marcado por avanços. Além disso, parcerias e obras estão confirmadas para 2022 em todas as áreas

turismo-Guarapuava-parana-46

Primeiro ano de gestão do prefeito Celso Goes é marcado por avanços. Além disso, parcerias e obras estão confirmadas para 2022 em todas as áreas (Foto: Arquivo/RSN)

A Prefeitura de Guarapuava encerra 2021 com conquistas e avanços em todas as áreas. Na Educação, Saúde, Agricultura, Esportes e Habitação entre outras. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, maior atenção para as políticas públicas e investimentos, marcam as ações deste ano.

E para 2022, haverá ampliações de projetos já existentes, novas parcerias firmadas, reformas e mais obras.

EDUCAÇÃO

Um dos principais projetos de 2021, foi a manutenção e revitalização das Unidades de Ensino. Assim, a ação buscou trazer uma melhor condição de trabalho aos servidores e um ambiente escolar mais atrativo aos alunos.

Uma das maiores mudanças para Secretaria de Educação foi a transferência do setor administrativo que funcionava no Paço Municipal para uma nova sede. Além disso, entre as ações, para 2022 um dos projetos que deve se aprimorar é o sistema de educação, Conect+EDU.

Conforme as informações, o projeto permite gerir, controlar e informar aos pais e gestores itens importantes como a frequência escolar e boletim do aluno. Além da integração do Matific, uma plataforma digital de matemática, que por meio de jogos e atividades lúdicas interativas, desenvolve o pensamento crítico, promovendo o ensino e a aprendizagem.

SAÚDE

O ano de 2021 foi o maior desafio dos últimos tempos para a gestão municipal de saúde, devido a pandemia do novo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou no dia 19 de janeiro a Campanha Guarapuava Imunizada.

Hoje todas as 33 UBS’s oferecem primeira, segunda e terceira doses para a população. Ademais, com o recebimento de R$ 1.890.006 em emendas parlamentares, foi feito o incremento do custeio da atenção à saúde, aquisição de insumos, medicamentos e materiais para as UBS.

Já a parceria com o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), permitiu a ampliação de três Unidades Básicas de Saúde. Da mesma forma, a colaboração com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), possibilitou a ampliação de duas, reforma de seis e a construção de mais uma UBS para os guarapuavanos. A Sesa também entregou para o município 17 veículos direcionados aos agentes comunitários, fundamentais para o trabalho de base.

PARA 2022

O ano se encerra com a contratação de 174 novos servidores para atuar nas UBS’s, entre enfermeiros, psicólogos, dentistas e assistentes sociais. E para 2022, haverá a conclusão das parcerias firmadas em 2021. Serão entregues, após reforma e ampliação, as UBS’s Concórdia, Planalto e Jordão. Já as Unidades Campo Velho, Colibri, Guairacá, Residencial 2000 e Recanto Feliz terão as reformas iniciadas.

No entanto as UBS’s Vila Carli e Palmeirinha serão ampliadas. Com recursos do Governo Federal, serão construídas duas novas UBS’s: uma no bairro Vila Carli e outra no Residencial 2000. Além disso, com participação ativa no consórcio de Intergestores da 5ª Regional de Saúde será consolidada a organização e implementação do Samu Regional.

A Saúde Municipal ainda vai reestruturar o Centro de Especialidades Odontológicas e implantar uma Casa da Vacina Municipal. Para finalizar o planejamento, está prevista a instituição de um projeto piloto de horário estendido em Unidades Básicas de Saúde.

AGRICULTURA

A Secretaria de Agricultura estreitou a relação com os agricultores para descobrir quais eram as demandas. O fruto dessas conversas foi o estabelecimento das principais estratégias de atuação da Secretaria.

O Programa Vida Rural, com metas para os quatro anos de administração, foi fortalecido. Entre as metas está a pavimentação de estradas rurais, a implantação de assistência técnica efetiva nas propriedades e a diversificação na produção. Além disso, a agroindustrialização da matéria-prima produzida nas propriedades, a comercialização da produção e o turismo rural.

Contudo, a principal atuação da Secretaria de Agricultura foi dar andamento aos processos de regularização fundiária do município que estavam parados há algum tempo. A maior conquista foi a aprovação da Lei Municipal que estabelece as normas do programa municipal.

O projeto de pavimentação rural em pontos críticos, também em fase de elaboração e captação de recursos, será executado em 2022. Dessa forma, seis quilômetros de estradas, com pedras irregulares ou asfalto, serão construídas em áreas rurais. Ainda de acordo com a Prefeitura serão construídos em parceria com a Sanepar e com os beneficiados, mais poços artesianos e aprimoradas as redes de abastecimento levando o abastecimento de água nas comunidades.

HABITAÇÃO

Conforme a Secom, a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) seguiu com a elaboração e ampliação de projetos de moradia para os guarapuavanos. Entre eles, está a parceira firmada com o Governo do Paraná para a construção de 500 unidades habitacionais, por meio da Cohapar, com incentivos federais e participação da iniciativa privada. A parceria vai possibilitar o financiamento de casas, além de oferecer subsídios para diminuição do valor pago.

De acordo com a Secom, 67 unidades já estão em construção, no residencial Parque das Cerejeiras, em um loteamento planejado no Alto Xarquinho. Com casas contam com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área de serviço coberta.

Em 2021 ocorreu a mudança da Secretaria de Habitação juntamente com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, para um local amplo e que consegue reunir todo o corpo técnico de arquitetos, engenheiros e demais profissionais no planejamento de Guarapuava. Além disso, o Município também recebeu a garantia de liberação do projeto Condomínio do Idoso para o processo de licitação em 2022.

Desse modo, o Condomínio do Idoso, será uma obra junto ao Governo do Estado do Paraná, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), com 40 unidades no bairro Boqueirão. O terreno já foi cedido pela Prefeitura.

OUTRAS AÇÕES PARA 2022

Em 2022, a SMH planeja ampliar os programas habitacionais existentes, conclusão de etapas de obras, além da criação e desenvolvimento de novos projetos. Desse modo, no início do ano a secretaria pretende entregar o Loteamento Vida Digna, que está na última etapa das obras, e terá 43 unidades. Há a possibilidade de construir mais 100 unidades na mesma área.

O projeto prevê também a construção de um barracão anexo ao loteamento para que as famílias de coletores ecológicos guardem o material reciclável em boxes individuais até a comercialização.

ESPORTES

A Secretaria de Esportes e Recreação executou diversos projetos e ações, eventos e jogos de diversas modalidades esportivas, proporcionando inclusão social e melhoria na qualidade de vida.

De acordo com a Prefeitura, o principal ginásio da cidade, o Joaquim Prestes, palco de grandes competições, recebeu atenção especial com a reforma e ampliação do espaço. Outra novidade foi a inauguração da pista de skate, com capacidade para receber grandes competições.

Guarapuava ganhou três novas quadras de Society, fazendo parte do programa Meu Campinho, do Governo do Estado, que da estrutura de acesso à prática esportiva e ao lazer para crianças, jovens e adultos. Os novos espaços ficam no bairro Xarquinho, e Vilas Jordão e Colibri.

NOVIDADES EM 2022

Em 2022, a Secom informou que haverá inauguração do Campo de Society do Guará. Ainda estão programadas reformas e a revitalização do Campo Municipal, e nas outras quadras da cidade que a secretaria utiliza e nos sintéticos.

Conforme as informações, ainda há um processo licitatório para a troca do piso da quadra do Joaquim Prestes por um mais moderno e o atual será reutilizado em outras quadras da cidade. Além da instalação de um novo e maior placar para o ginásio.

No entanto, o prefeito Celso Góes pretende construir duas novas pistas de ciclismo BMX, também conhecido como Bicicross. Uma localizada no Parque das Crianças e outra no Parque do Lago, com 500 m². O espaço reunirá 12 rampas e contará também com arquibancadas, permitindo competições oficiais.

Por fim, todas as Academias de Terceira Idade (ATIs) devem passar por reformas. Ao todo, são cerca de 50 espaços que devem ser revitalizados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo