O Ministério da Saúde conseguiu antecipar nesta segunda (10), o envio de 600 mil doses da vacina infantil produzida pela Pfizer. Entretanto, os imunizantes pediátricos chegarão ao Brasil na próxima quinta (13). Os imunizantes serão incluídos na campanha de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, prevista para os dias 14 e 15 de janeiro. Com a chegada dessas doses extras, estima-se que 4,3 milhões de vacinas serão entregues este mês.
Assim, de acordo com a Saúde, só no primeiro trimestre deste ano o contrato com a Pfizer vai garantir o fornecimento de 20 milhões de doses de vacinas pediátricas. Serão 4,3 milhões de doses em janeiro, 7,2 milhões em fevereiro e por fim, 8,4 milhões em março.
O Governo Federal anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO) apenas na semana passada, após muita resistência do ministro Queiroga. Conforme as informações, ele chegou a convocar uma consulta pública para avaliar a receptividade da população à sugestão de exigência de prescrição médica para vacinar os mais jovens.
(*Com informações Bem Paraná)
Leia outras notícias no Portal RSN.