O sonho de ir para o exterior pode se tornar realidade com o programa Jovens Embaixadores 2022. Nesta edição, ocorre a escolha de 50 estudantes do Brasil para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Desse modo, a iniciativa, promovida pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, tem inscrições abertas até 9 de fevereiro do ano que vem.
Sendo assim, podem se inscrever os estudantes de ensino médio da rede pública que estejam envolvidos, por no mínimo seis meses, em iniciativas de empreendedorismo, impacto social e que buscam soluções para problemas em suas comunidades. Os interessados podem se inscrever e consultar o edital pelo site do programa.
De acordo com a estudante de jornalismo, Ana Laura Becker Zierhut, de 21 anos, a experiência traz novas perspectivas de mundo. Ela participou do programa em 2016.
Foi incrível! Participar dos Jovens Embaixadores foi a melhor coisa que me aconteceu. Na época eu tinha 16 anos, então o programa foi muito importante no meu amadurecimento. Mudou a minha visão de mundo. Pude conhecer pessoas incríveis do Brasil todo e aprendi muito sobre a nossa própria cultura, compartilhando com os outros jovens embaixadores de cada estado. Morei com uma família americana e acompanhei a rotina deles. Foi uma troca de conhecimentos e cultura muito especial.
Nesse sentido, há critérios para participação, como ter boas notas e fluência oral e escrita em língua inglesa. Assim, o candidato precisa ser capaz de se comunicar no idioma, ainda que cometa erros. Inclusive, o estudante deve também ser brasileiro, com idade entre 15 e 18 anos ao longo da duração do programa. Porém, não pode completar 19 anos até 31 de julho de 2022.
Além disso, deve estar matriculado no ensino médio da rede pública, ter cursado ou estar cursando pelo menos a 1ª série em 2021. Porém é preciso ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior e jamais ter viajado aos Estados Unidos.
Em seguida, a seleção passará por sete etapas. Desde o preenchimento do pré-cadastro, provas escrita e oral em língua inglesa, até o anúncio oficial. Desta forma, a previsão é que a relação de selecionados seja anunciada em abril de 2022.
Sendo assim, o intercâmbio está previsto para julho de 2022 presencialmente nos Estados Unidos. Entretanto, se a pandemia da covid-19 não permitir, e as condições na época permitirem, os candidatos participarão de um intercâmbio virtual em formato interativo.
Por fim, todas as despesas quanto à participação no programa serão de responsabilidade do Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos. Porém, os participantes devem pagar a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.
Leia outras notícias no Portal RSN.