Agricultores de Guarapuava e Região participam do Dia de Campo de Verão. O evento, que deixou de ocorrer no ano passado por conta da pandemia, começou nesta quarta (16). De acordo com a Fundação de Pesquisas Agropecuárias da Agrária (Fapa), trata-se do maior evento de transferência de tecnologias da Região. São pesquisas conduzidas pela Fundação. Entretanto, o Dia de Campo também mostra novidades sobre manejo e genética que se referem aos cultivos da temporada de altas temperaturas.
Conforme a Fapa, além de demonstrações práticas, os participantes contam também com palestras que seguem até amanhã (17). Paralelamente, estandes colocam à disposição as últimas novidades da agricultura. Na Agrária, por exemplo, o milho e a soja são cultivos relevantes para os índices de rentabilidade do cooperado. Isso porque essas culturas apresentam valores interessantes. Além do que, esta época do ano dá mais estabilidade aos cultivos, refletindo positivamente na produção.
Vale ressaltar que os cereais de verão são ‘commodities’ importantes para o equilíbrio da balança comercial do Brasil. Assim sendo, a importância do Dia de Campo é consensual entre os participantes. Para eles, o evento também cria condições e oportunidades de planejamento de safras. Além de impactar nas revendas de insumos agrícolas.
Segundo eles, a partir destes eventos se pode conhecer detalhadamente os lançamentos em termos de tecnologias, novas variedades e ainda se informar mais, tanto com outros produtores como com técnicos e engenheiros.
PASSEIO DE BALÃO
Mas além da parte técnica e tecnológica, a novidade desta edição é um passeio de balão. Portanto, quem quiser sobrevoar o local a oportunidade está aberta. E é de graça.
Leia outras notícias no Portal RSN.