A situação econômica atual pode ser um problema para alguns, mas para outros, sabendo aproveitar os recursos, pode representar uma oportunidade. Este é o caso do Nubank, apesar do ambiente apresentar um risco maior, seu fundador vê nesta situação uma boa oportunidade para que o banco digital aumente sua participação no mercado.
Atualmente o banco possui cerca de 48 milhões de clientes que aproveitam os diferentes serviços oferecidos: conta Nubank, cartão de crédito, empréstimos, seguro de vida e para o celular e também a possibilidade de fazer investimentos.
O Cartão de Crédito Nubank é muito popular, e mesmo com o aumento dos juros para este tipo de operação e a inflação, o banco possui apenas 3,3% de inadimplência (prazo de 90 dias), 1,5 ponto percentual abaixo da média do mercado que está em 4,8%.
A vantagem do Nubank é que não depende financeiramente do mercado, pois conta com importantes depósitos dos seus clientes de varejo e também conta com os recursos que captou depois do IPO (US$ 2,6 bilhões). Com isto, o Nubank pode manter as taxas de juros baixas e assim ganhar mais espaço no mercado.
Ademais, o Nubank conta com o uso de inteligência artificial para liberar os créditos oferecidos, e isto permite que os produtos disponibilizados se mantenham com taxas por baixo da média do mercado e sejam mais atrativos para quem está procurando dinheiro sem complicações.
Somado a isto, para o banco é mais fácil administrar os riscos das operações porque os créditos oferecidos são de curto prazo: em média as parcelas com o cartão de crédito são de 6 semanas e o prazo para a quitação do empréstimo pessoal é de até 6 meses.
Fundado em 2013, o banco passou por suas recessões, um processo de impeachment e agora atravessou com bons resultados a crise provocada pelo Coronavírus. Com estes êxitos no seu histórico e a ótima receptividade do mercado o Nubank está analisando as possibilidades para oferecer empréstimos consignados e procurando formas de expandir a carteira de créditos com garantia (imóveis ou veículos) que são oferecidos pela sua parceira Creditas, de acordo com o presidente do banco, David Vélez. A expansão da carteira de crédito do Nubank é muito importante para elevar a rentabilidade do banco.
Mesmo com a queda recente de suas ações, o banco tem boas perspectivas para o futuro e acredita que isto não afeta a trajetória de longo prazo de crescimento da instituição, pois procuram oferecer melhores serviços financeiros, mais fáceis e descomplicados e a um custo menor, que é o que os consumidores procuram.
Além das linhas de crédito, os serviços oferecidos por este banco têm aumentado. A Nu Invest, fruto da compra da Easyinvest em 2020, oferece produtos de investimento que irão elevar os rendimentos do banco. Por outro lado, o aplicativo da instituição está oferecendo mais serviços para seus clientes, como e-commerce, games e seguros, serviços que atraem mais clientes e trazem benefícios para o Nubank.
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