Os crimes de furtos de veículos caíram 28% na 7ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp). O dado está de acordo com o balanço da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) divulgado nessa quarta (9). A 7ª Aisp corresponde a Guarapuava e outros 13 municípios da Região. Assim, o relatório faz um comparativo entre 2020 e 2021.
Desse modo, as informações apontam que a criminalidade na Região tem apresentado queda no último ano. Isso porque, o número de roubos de veículos também teve queda de 17,31%. Além dos furtos consumados que caíram 1,14%. E os roubos que diminuíram 15%.
Por outro lado, os crimes contra o patrimônio aumentaram 14%. No mesmo ritmo, estão os crimes contra a pessoa que cresceram 3%. Outro dado alarmante é que os crimes contra a dignidade sexual aumentaram 15%. Estes se enquadram como estupro, violação sexual mediante fraude, assédio sexual, exploração sexual e tráfico de pessoas para fim de exploração sexual.
ARMAS E DROGAS
Já as apreensões de armas de fogo diminuíram 10% em comparação com o ano passado. Em contrapartida, as ocorrências de tráfico de drogas aumentaram 14%, paralelamente com as ocorrências de uso de drogas que também cresceram 7%.
Entretanto, o policiamento ostensivo tem batido de frente com essas ocorrências. Já que as forças de segurança de Guarapuava apreenderam em 2021 pouco mais de quatro toneladas de maconha, oito quilos de cocaína, oito de crack e 497 comprimidos de ecstasy.
Outro município que também não fica para trás em números de apreensões de drogas é Prudentópolis. Com também pouco mais de quatro toneladas. Logo depois, vem Manoel Ribas com 730 quilos. Apesar disso, o Paraná registrou, de modo geral, uma redução de 20,08% nos roubos em geral no Estado em comparação com 2020, sendo o menor índice desde 2018.
Leia outras notícias no Portal RSN.