22/08/2023


Agronegócio

Comitê vai monitorar safra de verão e safrinha –

Curitiba – As chuvas dos últimos dias amenizaram o quadro de estiagem no Paraná, mas o fato é que há lavouras da safra de verão que sofreram perdas com a falta de chuvas que se agravou no final de 2008. Para reduzir os reflexos da seca na Agricultura, o secretário Valter Bianchini convocou uma reunião para discutir as melhores alternativas que podem ser recomendadas aos agricultores paranaenses no preparo da safrinha que começa neste mês de janeiro.
Nesse período são plantados no Estado principalmente feijão e milho da segunda safra (safrinha). Além das recomendações técnicas para a safrinha, serão tratados os encaminhamentos das solicitações de perícias em relação ao seguro da Agricultura Familiar e ao Proagro. Estima-se que mais de 10 mil solicitações de seguro agrícola já foram encaminhadas ao banco.
Segundo Bianchini, apesar da situação de estiagem, já estão sendo discutidas com os bancos as normas para o financiamento da safrinha que poderá ter ampliação da área cultivada, assim como das lavouras de inverno.
A reunião será nesta quarta-feira (7) na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, onde deverão estar presentes a equipe técnica do Departamento de Economia Rural (Deral), da Emater-PR, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa, Banco do Brasil e entidades representantes dos agricultores como Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar na região Sul (Fetraf/Sul), entre outras.
Até agora, a Secretaria contabiliza prejuízos de até R$ 1,5 bilhão com a perda de lavouras da safra de verão 2008/09. A falta de chuvas no Estado vem acontecendo com mais intensidade desde a segunda quinzena de novembro do ano passado. Mesmo as recentes chuvas que caíram em todo o Estado desde o dia 1º de janeiro não foram suficientes para repor o déficit hídrico do solo.
“Vamos montar um comitê permanente para monitorar o andamento da safra de verão e também da safrinha”, disse o secretário Bianchini. A Secretaria vai orientar os agricultores a adotarem as melhores técnicas e utilizarem as melhores variedades com o objetivo de atingir uma boa produção, produtividade e principalmente uma boa renda com a safrinha.
Segundo o secretário, uma boa orientação técnica com racionalização de custos e efetivação dos instrumentos de política agrícola como crédito no momento certo ajudarão o agricultor a compensar possíveis perdas. “Daí a importância desse comitê para orientar os agricultores”, explicou.
Conforme o levantamento do Deral sobre as chuvas no Estado, a situação de estiagem já amenizou mas ainda há localidades com persistência da estiagem. No acumulado de 1º a 4 de janeiro de 2009, as chuvas variaram de 8,2 milímetros em Palotina a 76 milímetros em Cândido de Abreu. “Isso dá uma amostra das irregularidades das chuvas no Paraná”, disse o técnico Otmar Hubner, do Deral.
(AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo