A Copel já começou a instalação de medidores inteligentes em mais sete municípios da Região. Os moradores de Candói, Espigão Alto do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Cantagalo, Marquinho, Virmond e Porto Barreiro vão poder contar com a nova tecnologia.
A Rede Elétrica Inteligente vai substituir os medidores de energia atuais, criando uma comunicação direta e em tempo real com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel. O projeto é uma troca tecnológica sem custo algum para o consumidor e sem mudanças na conta de luz.
Dessa forma, o novo sistema permite que a leitura de consumo passa a ser remota. Assim, a empresa pode fazer o controle de toda a rede elétrica, desde a subestação até o consumidor final. Além disso, o consumidor terá autonomia para monitorar o uso de energia por meio do aplicativo da Copel para celular.
Os sete municípios que estão recebendo os medidores inteligentes completam a primeira etapa do programa. Assim, a Copel substituiu 300 mil equipamentos. Até a metade do ano, a expectativa é chegar a 390 mil medidores inteligentes.
REDE INTELIGENTE
Inclusive, a Copel também está implantando sensores e dispositivos de controle a distância que permitem que a rede de energia se religue automaticamente. Sendo assim, nos casos em que eventualmente isso não ocorra, a Companhia poderá detectar e sanar eventuais problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba.
Entretanto, os consumidores devem estar atentos às identificações no veículo e no crachá dos profissionais que estão fazendo a instalação, para conferir se são efetivamente contratados pela terceirizada.
Leia outras notícias no Portal RSN.