O bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’ em Guarapuava também tem sido o cenário perfeito para a prática esportiva. Com avenidas amplas e segurança, não é só quem gosta de pedalar escolhe o local. Nesta quinta (7), por exemplo, o 26º Grupo de Artilharia de Campanha levou militares para o segundo dia do teste de aptidão física.
De acordo com o 26º GAC, o teste envolveu militares de todos os postos e graduações. Inclusive os soldados recrutas que incorporaram as fileiras do Exército neste ano. Conforme os instrutores, a atividade física começou com uma corrida de 12 minutos. Os índices de desempenho variaram conforme o percurso, pontuando desde 2.500 metros até 3.200 metros. Logo após houve flexão de braço, na barra e por fim o abdominal supra.
O teste, conforme o 26º GAC, é aplicado três vezes ao ano. Este, no entanto, foi o primeiro de 2022. “A finalidade é verificar o desempenho físico da tropa para que esteja apta para o emprego nas mais variadas missões constitucionais”.
O TREINAMENTO
O treinamento físico militar no âmbito Exército Brasileiro segue princípios científicos, considerando fatores como individualidade biológica e sobrecarga. Além de orientar a conduta com relação aos aspectos climáticos e controle fisiológico. “Assim como exigir que cada militar passe por um exame médico, odontológico e de laboratório para saber quais limites pode atingir”.
De acordo com o Tenente Coronel Rebelo, Comandante do 26º GAC, esse esforço e empenho da força demonstram a importância que a prática da atividade física regular representam para o Exército Brasileiro. “Torna-se também um benefício adicional que oferece, além de anos à vida, vida aos anos de todos os militares”.
Leia outras notícias no Portal RSN.