22/08/2023
Brasil Cotidiano

No mês da pessoa idosa, Paraná reforça canal de denúncias

Pelo telefone 0800 141 0001 além de denunciar atos que violem direitos da pessoa idosa, a população pode receber informações, orientações

idoso

De acordo com a ONU, o número de pessoas com mais de 60 anos supera 1 bilhão em todo mundo (Imagem: Sejuf)

Neste mês de julho dedicado ao combate à violação dos direitos da pessoa idosa, o Governo do Estado reforça o canal Disque Idoso Paraná 0800 141 0001. Pelo telefone, além de denunciar atos que violem direitos da pessoa idosa, a população pode receber informações, orientações e dar sugestões para a melhoria de serviços públicos.

De acordo com dados do Departamento da Política para Pessoa Idosa (DPPI), de janeiro a maio deste ano o serviço recebeu 861 denúncias. Dessas, 122 pelo canal telefônico, e as 739 demais por vias eletrônicas. Seja pelo disqueidoso@sejuf.pr.gov.br ou pelo Idoso Play, plataforma de denúncias on-line que pode ser acessada via QR Code.

Conforme o secretário Rogério Carboni, “o Governo do Estado está muito atendo à proteção dos idosos”.

O Disque Idoso trata-se de uma ferramenta essencial. Quem tiver informações ou flagrar situações de violação de direitos, agressões físicas ou psicológicas contra a pessoa idosa pode fazer denúncias de forma sigilosa.

Além das denúncias, segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN) os canais receberam 112 pedidos de orientações. Ainda outras 185 de informações diversas relacionadas aos direitos da pessoa idosa. Entretanto outros canais também recebem denúncias de violência contra o idoso, como o 190, da Polícia Militar, o 181 Disque Denúncia e o 197, da Polícia Civil.

Também é possível contatar o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, pelo telefone (41) 3210-2415.

POPULAÇÃO IDOSA

Conforme levantamentos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas com mais de 60 anos supera 1 bilhão em todo mundo. No Brasil esse número se aproxima de 30 milhões. Contudo, segundo projeções, este volume deve atingir 75 milhões nos próximos anos.

O Paraná, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), promove diversas ações e campanhas para a garantia da proteção e dos direitos dessa população aos longo do ano. Entre elas estão acesso a moradia, construção de centros de convivência, inclusão digital e investimentos em saúde dentro da estratégia de atendimento a esse público.

E dentre as ações está uma fundamental, coordenada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) o Disque Idoso Paraná. O serviço está disponível em todos os 399 municípios de forma gratuita e sigilosa.

JUNHO VIOLETA

Por fim, desde 15 de junho de 2006, a data foi determinada pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.