Previsto inicialmente para o fim do mês de maio, o prazo para a entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), teve a data prorrogada para 30 de junho. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a declaração é uma das principais obrigações do Microempreendedor Individual (MEI).
Por isso, o DASN-SIMEI deve ser entregue anualmente e reúne os valores registrados pelo MEI referentes ao ano anterior. Para entregar a Declaração de forma virtual, basta acessar o portal gov.br clicando aqui. Já no site, basta clicar no card “Declaração Anual de Faturamento” e seguir os seguintes passos:
COMO FAZER
Informe o CNPJ e clique em continuar. Marque o ano a que se refere a Declaração. Além disso, se você tem ocupações ligadas ao comércio, indústria, serviço de transporte intermunicipal e interestadual e/ou fornecimento de refeições (sujeitas ao recolhimento de ICMS), precisa informar o valor da Receita Bruta Total (vendas) obtida no ano com essas ocupações.
Quem tem como ocupação a prestação de serviços de qualquer natureza (sujeitas ao recolhimento de ISS), precisa declarar o valor da Receita Bruta Total (prestações de serviços) obtida no ano com essas ocupações. E por fim, informar se teve ou não, funcionário durante o ano. Se preferir ler o Manual da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI, clique aqui.
Conforme a Secom, a Agência do Empreendedor de Guarapuava também disponibiliza o auxílio de contadores, para solucionar dúvidas sobre as declarações e parcelamentos. Assim, os horários para atendimento podem ser marcados por WhatsApp nos números: 3621-3159 ou 3621-3097.
Leia outras notícias no Portal RSN.