22/08/2023
Brasil Cotidiano Saúde

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

A OMS registrou mais de e 16 mil casos em 75 países, incluindo cinco mortes. O Brasil está no ranking dos 10 países com maior número de casos

2022-06-03t180308z_672422886_rc25du9i2yos_rtrmadp_3_health-monkeypox-usa

O Ministério da Saúde informou que monitora o avanço da varíola dos macacos e articula com a OMS possível aquisição de vacinas (Foto: Reuters/Dado Ruvic)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde global. Conforme o anúncio feito neste sábado (23) houve o relato de mais de 16 mil casos em 75 países, incluindo cinco mortes. Contudo, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão.

No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até essa sexta (22), 21.592 casos confirmados da doença. O país está no ranking dos 10 países com maior número de casos.

Após o anúncio, o Ministério da Saúde informou que monitora o avanço da varíola dos macacos e articula com a OMS possível aquisição de vacinas.

Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional.

De acordo com Tedros durante entrevista coletiva, o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto. Há um mês, havia 3.040 casos relatados em 47 países. Desde então, o surto cresceu.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.