Guarapuava contou com três competições esportivas diferentes neste fim de semana. A primeira se trata do Circuito Paranaense de Skate Amador, que foi feito no Parque do Lago. Outra competição foi o campeonato de ‘Goalball’, o futebol para deficientes visuais, no Espaço do Cidadão. Por último, ocorreu a 4ª edição do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa no Ginásio Joaquim Prestes.
Conforme o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, esse é um dos fins de semana mais animados do esporte. “Eu quero dar minha gratidão para a equipe da Secretaria de Esportes e Recreação. E também, pelo apoio que o prefeito está nos dando. Hoje, nós temos quase 300 esportistas competindo na cidade, com dois desses atuando em campeonatos paranaenses”.
No caso do skate, o movimento de desportistas e simpatizantes do esporte foi intenso, enquanto os 124 inscritos tiveram chances para mostrar as habilidades em manobras de um minuto cada. O circuito contou com a participação de competidores, não só do Paraná, como também de Santa Catarina.
De acordo com o skatista de Cascavel, Evandro Rodrigues, o circuito foi incrível. “Eu estou participando da categoria amador masculino, e acho que a iniciativa do circuito fomenta a modalidade do skate nas cidades”.
GOALBALL
Outra competição esportiva que ocorreu no último fim de semana, foi o campeonato de Goalball no bairro Santana. Conforme a coordenadora nacional de arbitragem, Fabiana Miglioranza, essa é a primeira etapa da Copa Paraná.
Aqui estão participando oito equipes. Nós temos equipes de Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Capanema e Francisco Beltrão. Para nós, está sendo um evento muito bacana. É a forma de mostrar como todos são capazes de praticar esportes.
Desse modo, ocorreram 18 jogos da modalidade, como previsto no cronograma. Assim, quatro times foram classificados para as semifinais. De acordo com o jogador da Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (APADEVI) de Guarapuava, Vilson dos Santos, o Goalball é “um esporte muito bom que a gente tem no meio”.
Podemos sair e competir, participar dos eventos. Eu acho muito legal e espero que Guarapuava cada vez mais, tenha atletas que queiram participar.
TÊNIS DE MESA
Por fim, para fechar o sábado esportivo no município, a cidade sediou a 4ª edição do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa. Com jogos em mais de 13 categorias, 110 tenistas do Paraná se inscreveram. Conforme o técnico de Guarapuava, Felipe Kurhan, esses jogos são importantes para inspirar e dar visibilidade aos atletas desta modalidade.
A ideia do Campeonato surgiu há um tempo. O objetivo era fortalecer o tênis de mesa da nossa Região. Na primeira edição, participaram tenistas de mesa das cidades de Irati e de Ponta Grossa.
De acordo com o tenista de Rio Azul, José Cassiano, é uma experiência que vale a pena, mesmo com a distância percorrida. “Eu gosto muito de vir aos jogos. As pessoas não percebem, mas na verdade, o tênis de mesa é um jogo bem competitivo, o que o torna bem interessante, na minha opinião”.
Leia outras notícias no Portal RSN.