22/08/2023
Brasil Cotidiano

Eleitores podem baixar o título digital só até este sábado (29)

O TSE informou que o eleitor tem até hoje para baixar o e-Título no celular e utilizar como alternativa para a versão impressa do documento

etitulo-1024x613

O TSE informou que o eleitor tem até hoje para baixar o e-Título no celular e utilizar como alternativa para a versão impressa do documento (Foto: Agência Brasil)

O eleitor que quiser usar o título na versão digital (e-Título) nas eleições deste domingo (30), tem só até este sábado (29) para baixar o documento. O e-Título, aplicativo disponível de graça, pode substituir o documento impresso com foto para quem cadastrou a biometria junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vale ressaltar que aqueles que usaram o aplicativo no primeiro turno ou em eleições anteriores, já tem o título de eleitor digital e não precisa emitir o documento novamente.

Mas o TSE orienta eleitores que ainda não tem a versão digital do título a se organizarem e evitarem baixar o aplicativo de última hora. O leitor também precisa ter um registro na Justiça Eleitoral para emitir o documento, para então acessar a qualquer momento.

Depois de fazer o download, é necessário validar o cadastro e liberar o uso do documento. Conforme o TSE, recomenda-se não deixar para a última hora, para evitar possíveis erros com o aumento da demanda que pode sobrecarregar o sistema.

A opção digital possibilita acessar vários recursos, como consulta do local de votação, formulário de justificativa para a ausência, entre outros. Além disso, o uso do aplicativo não é obrigatório e funciona como uma alternativa para o documento impresso com foto. Por fim, o e-Título pode ser baixado em celulares Android e em iPhones.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.