22/08/2023
Agronegócio

Lideranças de Guarapuava elaboram cartas para Cargil e Governo do Estado

imagem-27655

Em reunião realizada nesta tarde, segunda-feira (04), no Sindicado Rural de Guarapuava, representantes políticos e entidades do setor agropecuário, comercial e industrial da região discutiram as vantagens que a região oferece para a instalação da Cargil e o desenvolvimento que a nova empresa iria trazer para a região.
 
Após o encontro ficou decido que serão elaboradas duas cartas a serem entregues a própria empresa e outra direcionada ao Governador do Paraná, Beto Richa, que vai mostrar que com a vinda da nova fábrica a região pode ter um desenvolvimento maior, já que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado um dos mais baixos do estado.
 
O documento que será destinado à Cargil mostrará os benefícios para a empresa em relação a mão-de-obra, matéria-prima, vias de comercialização e acesso a praças de consumo. Alguns pontos de destaques para Guarapuava são: grande produção de milho, potencial de aumentar áreas para produção, formação de mão-de-obra qualificada com cinco Instituições de Ensino Superior, viabilização da Ferroeste para transporte ferroviário, clima favorável para a plantação do milho e está localizada na região central e mais próxima das regiões que plantam na entressafra.
 
O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, destacou ainda que a produção de milho não tem uma grande oscilação como em outras regiões e que em Guarapuava a quantidade de matéria-prima é maior e tem um preço menor. “ Estamos trabalhando em cima da união entre sociedade guarapuavana, produtores, cooperativas, universidades, políticos, pois a vinda da Cargil ajudará a desenvolver a nossa região”, diz o presidente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.