O Procon de Guarapuava autuou o banco Bradesco por desrespeito ao tempo de permanência dos clientes na fila. A autuação ocorreu durante uma fiscalização do Procon em 10 estabelecimentos bancários entre terça (7) e quinta (9). Conforme o órgão, o objetivo da ação foi verificar o tempo de espera nas filas para atendimento, de acordo com a Lei nº 2376/2014.
A legislação regulamenta as filas de espera nos estabelecimentos financeiros em 20 minutos como tempo máximo de espera na fila em dias normais. Já em dias de pagamento de servidores públicos, à véspera ou após feriados prolongados, o limite é 30 minutos. No dia da fiscalização, a equipe constatou grande aglomeração de idosos aguardando atendimento nos caixas eletrônicos. Inclusive, os caixas não eram suficientes para a demanda, assim como poucos atendentes para orientar os clientes idosos.
Além disso, a falha na prestação de serviço também ofendeu os direitos dos consumidores, principalmente os idosos, que tiveram que esperar na parte de fora da agência por causa da aglomeração na parte interna. De acordo com a coordenadora do Procon, Luana Esteche, a ação pretende garantir o cumprimento da lei, bem como, zelar pelo atendimento de qualidade e em tempo razoável dos consumidores.
Segundo o Procon, o bancos têm até 10 dias para apresentar a defesa, informando ainda as medidas tomadas para adequação do tempo máximo de espera nas filas, assim como na melhoria dos serviços de auto atendimento. Em caso de não atendimento às recomendações do Procon, a agência pode receber uma multa por descumprimento da legislação municipal.
DENÚNCIA
Os consumidores que enfrentarem grandes filas ou aglomerações nas agências bancárias podem fazer a denúncia ao Procon Guarapuava por meio do telefone (42) 3142-1931 ou pela internet, clique aqui.
É importante que o consumidor guarde a senha, para ficar registrado eletronicamente o horário de entrada no banco. Além disso, durante o atendimento, peça ao funcionário do caixa para anotar à caneta o horário de atendimento. A senha servirá como uma prova para que seja registrada a reclamação no órgão.
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