22/08/2023


Brasil Cotidiano

Chuvas fortes deixam pelo menos 36 mortos no litoral de São Paulo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20), áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral paulista, especialmente em São Sebastião

CHUVA SAO SEBASTIAO

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20), áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral paulista, especialmente em São Sebastião (Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20) as áreas afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos no litoral paulista. Em especial São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas. Uma criança morreu em Ubatuba, litoral Norte do Estado.

Conforme as informações, a previsão é de que o presidente deixe Salvador agora de manhã e chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá ele sobrevoa a Região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.

FORÇA-TAREFA

Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo. Além disso, afirmou que com a solidariedade da sociedade, vai atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na Região.

Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias. O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Além dele, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral Norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

Por fim, as chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na Região.

(*Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo