22/08/2023


Guarapuava Segurança

Infratores são autuados em quase R$ 1,6 milhão por desmatamento em Guarapuava

Desmatamento atingiu área de 111,13 hectares na Localidade de Guabiroba, com espécies ameaçadas de extinção como araucária, imbuia, xaxim e canela

9b98251a-3c2c-4f14-9009-aaad0353fec5

Conforme a Polícia Ambiental, desmatamento atingiu área de 111,13 hectares na Localidade de Guabiroba (Foto: Ascom/Polícia Ambiental)

*Reportagem com vídeo

A Polícia Ambiental (PA) autuou dois homens de 50 e 59 anos em R$ 1,599 milhão por desmatamento em uma grande área, no município de Guarapuava. De acordo com a PA, os policiais constataram a destruição de vegetação nativa mediante destoca em área total de 111,13 hectares sem autorização ambiental, em uma propriedade rural na Localidade de Guabiroba.

Ainda conforme a polícia, o desmate atingiu área de preservação permanente e diversas espécies ameaçadas de extinção como o pinheiro araucária, imbuia, xaxim e canela. A ocorrência iniciou no dia 31 de janeiro com a vistoria. Mas devido a grande extensão dos danos, os trabalhos só terminaram ontem (23), quando os infratores foram autuados.

(Foto: Ascom/Polícia Ambiental)

No momento da fiscalização, a Polícia Ambiental encontrou o motorista do trator de esteira de 59 anos no local. Ele recebeu voz de prisão e acabou encaminhado à Delegacia da Polícia Civil para procedimentos cabíveis. Já o homem de 50 anos, responsável pela área, se apresentou em seguida.

Por fim, ele responderá criminalmente pelos danos. A PA embargou a área.

VEJA O VÍDEO.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo