22/08/2023


Região Segurança

Duas pessoas caem em golpe após telefonema de estelionatários em Candói

Estelionatários se passam por funcionários de uma loja de móveis nacional. E dizem para a vítima, que houve uma compra fraudulenta no cartão

Atendimento da Energisa pode ser on-line(Foto: Reprodução/Pixabay)

Estelionatários se passam por funcionários de uma loja de móveis nacional. E dizem para a vítima, que houve uma compra fraudulenta no cartão (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os estelionatários não param de ‘inovar’, quando o assunto é fraudar e dar golpe nas pessoas. Por isso, muito cuidado ao atender uma ligação no celular. Você pode estar falando com o bandido e não saber. Foi o que aconteceu com dois moradores do Centro de Candói nessa quinta (2). Os dois tiveram grande prejuízo financeiro, mas não quiseram informar o valor.

Conforme relato policial, a primeira vítima foi um jovem de 23 anos,. Ele disse aos policiais que uma pessoa entrou em contato por telefone pela manhã, se passando por funcionário de loja pertencente a uma rede nacional de móveis e eletrodomésticos. O mesmo dizia que existia uma possível compra fraudulenta no cartão da empresa. Por isso, o jovem acabou orientado pelo estelionatário a fazer o cancelamento da compra.

O GOLPE

Em seguida, a vítima fez contato com o banco e pediu o bloqueio da compra no cartão de crédito. Após o procedimento, o atendente (estelionatário) informou que existiam agendamentos de pix envolvendo o CNPJ da empresa. E perguntou para a vítima, se ela desejaria bloquear a transação para a conta destinatária. Contudo, para isso, o golpista passou as instruções de como proceder.

O atendente informou o valor do pix agendado e pediu que a vítima digitasse esse valor e colocasse em observação a seguinte frase: ‘bloqueio pix/01’, sendo repetido esse processo mais de uma vez no aplicativo do banco. No entanto, o jovem vítima de estelionato, contou que o estelionatário pediu que ele baixasse o aplicativo de compartilhamento de tela, antes de fazer os procedimentos.

Após fazer as transações, a vítima perguntou o protocolo do início da conversa. Mas o atendente não soube informar. Só neste momento o rapaz percebeu que se tratava de um golpe. Mas ele não foi o único a cair no estelionato. Uma mulher de 41 anos também ficou no prejuízo. A PM não informou valores. Conforme a Polícia Civil (PC), investiga o crime.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo