É comum ver animais soltos pelas ruas nos bairros de Guarapuava. Em especial, os cavalos. Irresponsabilidade dos donos que pode resultar em acidente de trânsito e morte. Foi o que aconteceu na noite de ontem (30) no bairro Morro Alto. O motorista de 45 anos dirigia a caminhonete GM S-10 pela rua XV de Novembro sentido BR-277. Mas na esquina da rua dos Sapateiros, no Residencial 2000, acabou atropelando um cavalo.
Além de danos no veículo, o animal morreu no local. A PM não informou se o motorista se feriu. Em consulta operacional, os policiais constataram que o motorista e o veículo estavam em situação regular. Por isso, o homem recebeu orientação e foi liberado. Os policiais não encontraram o responsável pelo cavalo. Em seguida, a Setran assumiu o local do acidente até a chegada da equipe para remoção do animal.
DENUNCIE
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente tem um trabalho para recolher esses animais que não estão sob cuidados de um responsável. Conforme a Secom, nos últimos dois anos 50 animais de grande porte acabaram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava.
Além disso, há previsão de multa ao dono e até doação do cavalo após cinco dias, caso o proprietário não apareça para retirar o animal. Cavalos soltos oferecem perigo aos usuários do trânsito e também colocam em risco a vida dos próprios bichos. Por fim, caso a população veja animais soltos vagando pelas ruas, basta denunciar diretamente para a Secretaria de Meio Ambiente, pelos telefones (42) 3142-1819 ou 156.
Leia outras notícias no Portal RSN.