22/08/2023
Guarapuava Paraná Segurança

PF desencadeia operação para combater descaminho de mercadorias

Investigação da PF começou depois de apreensão de eletrônicos no meio de uma carga de alho em setembro de 2022 em Guarapuava

65b84fea-e6ed-4268-9678-c0678eb9dfeb

Conforme a PF, investigação começou depois de apreensão de eletrônicos no meio de uma carga de alho em setembro de 2022 em Guarapuava (Foto: Polícia Federal)

*Reportagem com vídeo

A Polícia Federal (PF) das delegacias de Guarapuava e Foz do Iguaçu, em trabalho coordenado com a Receita Federal, desencadeou na manhã desta terça (18), a ‘Operação Elementais’, em Foz do Iguaçu. De acordo com a PF, a operação investiga e reprime o descaminho de mercadorias.

Contudo, a apuração teve início com grande apreensão ocorrida em setembro de 2022 em Guarapuava. Naquela data, centenas de produtos eletrônicos de procedência estrangeira sem documentação fiscal, acabaram encontrados em um caminhão. Os eletrônicos estavam escondidos no meio de alho in natura. A PF avaliou a carga em aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Conforme a PF, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa. A operação designada de ‘Elementais’ faz alusão às figuras folclóricas conhecidas como duendes, seres elementais da terra que fariam travessuras e esconderiam objetos.

Ainda de acordo com a polícia, em três endereços comerciais diligenciados, os policiais federais encontraram produtos alimentícios (alho e macarrão) que serão recolhidos pela Receita Federal para posterior verificação quanto à regularidade fiscal. Por fim, caso os proprietários comprovem a documentação fiscal, a PF fará a restituição das mercadorias.

VEJA O VÍDEO DA OPERAÇÃO

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo