O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) deu início à operação Quati João – Prevenção e Combate a Incêndio Florestal. A operação ocorre pelo 4º ano consecutivo e tem como objetivo a prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais no Estado do Paraná, que costumam ocorrer nos meses mais secos, de junho a setembro. Sendo assim, os 419 novos bombeiros formandos recentemente também vão participar das ações.
O evento de lançamento ocorreu virtualmente com uma reunião entre o subcomandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller. Além disso, o representante do Corpo de Bombeiros no Previna e presidente da Câmara Técnica de Incêndios Florestais no CBMPR, tenente-coronel Rafael Lorenzetto. Bem como, o chefe do setor de Planejamento do CBMPR, major Mikeil Petrus, Além disso, todos os comandantes regionais, comandantes das unidades operacionais e outros militares.
Desse modo, os meses de julho e agosto costumam ser os mais secos do ano. Com o frio intenso, associado a massas de ar de origem polar, também há formação de geadas em boa parte do Estado. Por fim, essa campanha de campo se soma a uma de conscientização capitaneada pelo Governo do Paraná e diversas entidades da sociedade civil, lançada nesta semana.
Leia outras notícias no Portal RSN.