22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava Região

Universidade Estadual do Centro-Oeste comemora 33 anos hoje (13)

Desde de 13 de junho de 1990, a Unicentro promove desenvolvimento em Guarapuava e Irati e em toda a Região Centro-Sul do Paraná

unicentro

Unicentro comemora 33 anos hoje (13) (Foto: Unicentro)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) comemora nesta terça (13), 33 anos de existência. Desde que foi criada, em 13 de junho de 1990, a Unicentro promove desenvolvimento em Guarapuava e Irati – cidades onde tem sede – e em toda a Região Centro-Sul do Paraná.

Conforme o professor Fábio Hernandes, reitor da universidade, durante essas mais de três décadas, muitas ações impactaram a melhoria e o desenvolvimento da região. Ele afirma que cerca de nove mil estudantes da Unicentro movimentam a economia das cidades em que a instituição atua.

A Unicentro, além disso, tem ações de extensão, de apoio à comunidade na área de saúde, na área de empreendedorismo. Assim como na área da agricultura, da agricultura sustentável, da agricultura com o pequeno agricultor, o apoio ao pequeno agricultor.

Ademais, segundo o reitor, além de circular a economia, a universidade tem projetos nas áreas de preservação ambiental em vários municípios da Região. Isso, de acordo com ele, gera ICMS Ecológico que faz a diferença para aqueles municípios.

TRAJETÓRIA

De acordo com a diretora do campus Irati, Andrea Nogueira Dias, a Unicentro surgiu na década de 1990, da fusão de duas faculdades – a Fecli e a Fafig, com quatro cursos superiores. Atualmente, a universidade tem 43 cursos de graduação e vários cursos de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu.

Sendo uma instituição relativamente jovem em comparação com outras conseguiu, nesses 33 anos, se estabelecer com índices de reconhecimento de qualidade tanto em nível nacional quanto em nível internacional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo