As matrículas para o segundo semestre na Educação de Jovens e Adultos (EJA) começam nesta quarta (14). O período para efetuar a matrícula vai durar até o dia 11 de julho. Para participar das aulas de ensino fundamental II, o candidato deve ter no mínimo 15 anos. Já para o ensino médio, 18 anos.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, a EJA permite que estudantes retomem os estudos e que os conclua em menos tempo. Isso possibilita que as pessoas tenham qualificação para conseguir oportunidades no mercado de trabalho.
Para se inscrever, os interessados devem procurar as instituições de ensino que oferecem a EJA, localizadas em mais de 270 municípios do Paraná. A escola vai instruir os alunos que desejam fazer a matrícula a levar alguns documentos como certidão de nascimento, RG, CPF e histórico escolar. Consulte as instituições no site.
MODALIDADE HÍBRIDA
De acordo com Secretaria de Educação do Paraná, os alunos que tiverem dificuldade em comparecer nas aulas presencialmente, poderão participar na modalidade híbrida, que está disponível em 79 escolas. A medida vale tanto para candidatos do ensino fundamental II, quanto para o ensino médio.
Dessa maneira, as aulas remotas são assíncronas, ou seja, não são transmitidas ao vivo, e serão disponibilizadas em ambiente virtual. Assim, o aluno pode estudar no período que quiser. Além disso, a secretaria permite a todos os alunos da EJA, o acesso remoto.
Mas os alunos deverão ir até a escola semanalmente para ter momento presencial, para fazer avaliações ou tirar dúvidas. Os conteúdos vão ser os mesmos abordados na modalidade presencial, mas a frequência exigida é apenas dois dias por semana.
ENSINO MÉDIO
Sobre as aulas ofertadas na EJA para o ensino médio, o aluno poderá concluir as aulas em três semestres, sendo apenas um ano e meio de curso. Por fim, a carga horária será de 24 horas/aulas semanais, dando aproximadamente cinco horas por dia, de segunda a sexta.
Leia outras notícias no Portal RSN.