22/08/2023


Agronegócio Guarapuava

Guarapuava apoia produtores rurais para o cultivo da lavanda

Além de atrair o turismo, a ideia surgiu para comercializar óleos essenciais extraídos da lavanda aos mercados da Região

lavanda-guairaca-1-1-scaled

Além de atrair o turismo, a ideia surgiu para comercializar óleos essenciais extraídos da lavanda aos mercados da Região (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Produtores rurais de Guarapuava estão recebendo incentivo para o cultivo da lavanda no município. A ideia de fomentar a plantação, surgiu entre a Secretaria de Agricultura e agricultores do Distrito do Guairacá. O objetivo é comercializar óleos essenciais extraídos da lavanda para mercados da Região. E além disso, desenvolver o turismo.

De acordo com o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro o suporte aos agricultores Maria Eli da Silva e ao marido dela, Mário Poczynek será pelo programa Vida Rural, que ajuda nos negócios.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O casal já trabalha com o milho e o feno como as principais produções, mas os produtores resolveram diversificar mais as culturas. Eles começaram uma plantação de lavanda em um terreno da propriedade que não estava sendo usado. Além disso, o plano é ter atrativos para desenvolver o local e monetizar com turistas.

Conforme Vezzaro, o programa auxilia em vários aspectos. “Nossa equipe técnica está dedicada a fornecer orientação e apoio em relação à comercialização e transporte, assegurando que os agricultores tenham acesso a diversos mercados e maximizem seus lucros”.

Maria Eli contou que é fácil cultivar e administrar a lavanda. “Acredito que isso vai se encaixar muito bem aqui no distrito, e que será importante para o turismo também. Finalizamos o plantio no dia 23 de dezembro e desde então tem sido bem gostoso trabalhar com a lavanda”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo