A terça (25) amanheceu mais movimentada em Guarapuava com as crianças uniformizadas correndo para entrar na escola. As férias acabaram e agora é hora de pegar os cadernos e colocar a mochila nas costas. Cerca de 14 mil alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta quarta (26) em Guarapuava.
Após duas semanas de recesso, os servidores da educação receberam as crianças nas 44 escolas municipais e deram início ao segundo semestre do ano letivo. De acordo com o o secretário de Educação, Pablo de Almeida, uma ‘pausa’ no calendário letivo traz melhorias tanto para os alunos como para os educadores.
Estamos muito entusiasmados e esperançosos em mais um momento de aprendizado dos nossos alunos. E após o EducaShow, nossos educadores estão ainda mais focados para continuar a oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes.
Agora as equipes da educação têm o objetivo de olhar a evolução dos alunos, especialmente aqueles que partem para uma nova fase. Conforme a diretora do Departamento de Educação Básica, Ana Paula Werzel da Rocha o segundo semestre marca a conclusão do ano.
A expectativa é que a aprendizagem se enfatize ainda mais, principalmente em relação à alfabetização e na conclusão da etapa do Ensino Fundamental I, que se dá nos quintos anos. Então, agora é um período onde os professores olham para a evolução dos alunos durante o primeiro semestre e fazem todos os encaminhamentos para que na conclusão do ano letivo. Assim os alunos podem ter sucesso escolar e seguem em diante com a aprendizagem.
Somente na Escola Antônio Lustosa de Oliveira, cerca de 500 estudantes voltaram às salas de aula. Por outro lado, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), estão funcionando desde o dia 18. As aulas nas escolas e nos Cmei’s vão até o dia 20 de dezembro, quando termina o ano letivo.
Leia outras notícias no Portal RSN.