22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Educação de Guarapuava capacita professores no ensino de alunos autistas

As 55 professoras participaram da formação que aborda o método focado em desenvolver a autonomia do aluno, respeitando a individualidade

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As 55 professoras participaram da formação que aborda o método focado em desenvolver a autonomia do aluno, respeitando a individualidade (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Proporcionar o conhecimento e respeitar a capacidade de cada aluno dentro de sala de aula, pode ser a chave para impulsionar o desenvolvimento educacional. Principalmente quando envolve os alunos autistas em um método especializado. Este é o propósito da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Guarapuava ao promover uma formação dos professores sobre o método de Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação (TEACCH, em português)

Nessa segunda (14), 55 professoras participaram da qualificação que aborda o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em Guarapuava, há 266 alunos autistas em um universo de 19 mil estudantes da rede municipal. Ou seja, a educação especializada abrange 1,4%, reforçando que os professores devem estar preparados para receber esses alunos.

OBJETIVO

A formação abordou os princípios básicos da metodologia TEACCH para professores das Salas de Recursos Multifuncionais e Classes Especiais. A psicopedagoga com experiência em Educação Infantil e Educação Especial, Margarete Esser, ministrou a palestra. Conforme o secretário de Educação, Pablo de Almeida, o compromisso com a inclusão precisa estar presente em todas as esferas da pasta. Atualmente, a rede de ensino de Guarapuava conta com 57 Salas de Recursos Multifuncionais distribuídas entre 44 unidades.

Estamos empenhados em proporcionar uma formação continuada e especializada para nossos professores, sempre pensando em capacitar os educadores para atender com excelência às necessidades dos nossos alunos. Porque sabemos a importância de garantir um ambiente educacional inclusivo e de qualidade, onde cada criança pode aprender de acordo com as necessidades individuais.

COMO FUNCIONA O MÉTODO

O método TEACCH foi criado pelo doutor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Erick Schopler. O programa clínico e educacional surgiu como uma iniciativa de pesquisa que observava o comportamento de crianças autistas no dia a dia. Dessa forma, fundamenta a psicopedagogia e a psicologia comportamental.

De acordo com as informações, esse modelo se baseia na adaptação de ambientes e valorização da capacidade cognitiva. Assim há a promoção da autonomia do aluno por meio do desenvolvimento de novas habilidades. A assessora pedagógica da SME, Monica Cristina Menon Folador explicou que o método envolve os estudantes e respeita as limitações.

O TEACCH trabalha com os princípios da organização, rotina, tarefas estruturadas, material visualmente mediado, ensino de relações de causa versus efeito, comunicação alternativa, espaço com as funções, delimitações físicas, eliminação de estímulos concorrentes e controle do comportamento. Desse modo, o método ajuda o autista a se organizar, sempre com um medidor. 

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Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

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