22/08/2023
Educação Guarapuava

Colégio Lobo presenteia alunos com ‘Fazendinha da Escola’

Para o Lobo, a riqueza dessa experiência imersiva busca o conhecimento sobre a vida no campo, a discussão em sala de aula, o contato com a natureza

FAZENDA

Para o Lobo, a riqueza dessa experiência imersiva busca o conhecimento sobre a vida no campo, a discussão em sala de aula, o contato com a natureza (Foto: Ascom/Lobo)

*Reportagem com vídeo

As comemorações para o Dia das Crianças no Colégio Lobo, em Guarapuava, tem atividade especial. Nesta segunda (3), alunos da educação básica e ensino fundamental, séries iniciais, deixaram o uniforme de lado. Meninas e meninos vestiram roupas que remetem ao agronegócio para uma imersão no cotidiano do campo.

Para isso, uma ‘fazendinha’ ocupa 800 metros quadrados da área externa do Lobo. Lá estão reproduzidos animais de grande porte, como vacas, cavalos. Animais selvagens como onça e girafa também ganham reproduções em tamanhos naturais.

(Foto: Ascom/Lobo)

Já ovelhas, cabras, coelhos, galinhas em galinheiro, porquinho-da-índia, um viveiro com calopsitas e outros pássaros, também podem ser vistos pelos alunos. Estes animaizinhos pertencem à propriedade rural do professor Silvério Simon.

(Foto: Reprodução/RSN)

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Lobo, o transporte deles para a ‘Fazendinha da Escola’ ocorre na manhã do dia da atividade, com retorno no fim do dia. “Esses animais merecem todo o cuidado possível para não causar nenhum estresse. Até o contato das crianças com eles é muito bem cuidado”.

(Foto: RSN)

Uma mesa posta com produtos tradicionais de uma casa de ‘fazenda’ mistura o visual com o sabor. Bolo de fubá, café preto, pão caseiro, embutidos, completam o cardápio rural. E também não falta o ‘doce-amargo’ do tradicional chimarrão.

EXPERIÊNCIA

(Foto: RSN)

Conforme o Colégio Lobo, a riqueza dessa experiência imersiva não busca somente aumentar o conhecimento sobre animais. Mas possibilita a discussão em sala numa interação entre as disciplinas. “Trata-se de um projeto interdisciplinar, já que a arborização, as flores, a água, também possibilitam lições sobre a preservação do meio-ambiente”.

Além disso, a mescla do educativo com o lúdico, contribui para a convivência dos alunos, fora da sala de aula, mas dentro do ambiente escolar.

(Foto: RSN)

“Queremos que as nossas crianças identifiquem-se como sujeitos que fazem parte de um mundo coletivo. E isso ocorre a partir dessa vivência, ao se depararem com um ambiente habitado por espécies tão diversas e, ao mesmo tempo, tão semelhantes onde todos merecem respeito”. *Confira o vídeo:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo