22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava

Unicentro tem 43 cursos avaliados no ‘Guia da Faculdade’

Os cursos receberam classificação de 4 ou 3 estrelas na avaliação feita pelo jornal O Estado de São Paulo e pela empresa Quero Educação

Governo do Estado abre inscrições para Residência Técnica no PR (Foto: Coorc/Unicentro)

A classificação dos cursos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) tem destacado a instituição diante de outras universidades brasileiras. Um desses destaques é a avaliação feita pelo Guia da Faculdade 2023 de 29 cursos da Unicentro. O antigo ranking do Guia do Estudante, é uma avaliação dos cursos do ensino superior brasileiros. A classificação é feita em parceria com o jornal O Estado de São Paulo e pela empresa ‘Quero Educação’.

Em uma escala que vai de um a cinco, 32 cursos receberam quatro estrelas e 11 obtiveram três estrelas. Esse resultado, conforme o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, demonstra a qualidade dos cursos oferecidos pela universidade.

Dos 42 cursos que passaram pelo ranking, tivemos 29 cursos estrelados. Isso nos dá que 69% dos cursos são muito bem avaliados, o que demonstra e denota o trabalho e a qualidade que nós temos.

Grande parte das graduações avaliadas com quatro estrelas fazem parte do campus em Guarapuava, sendo eles: Administração, Agronomia, Nutrição, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Química, Farmácia, Educação Física, Matemática Aplicada e Computacional. Além das licenciaturas de Filosofia, Geografia, História, Ciências Biológicas, Matemática, Letras-Português, Pedagogia e Química. Incluindo também os cursos de Secretariado Executivo e Serviço Social.

Em Irati, os cursos avaliados são de Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e  Fonoaudiologia, Psicologia, Turismo, Geografia, História. Enquanto outros cursos de ensino superior receberam a classificação de três estrelas, sendo o de Ciências Econômicas, Educação Física (Irati), Jornalismo (Guarapuava), Letras – Português (Irati), Publicidade e Propaganda, Arte, Física, Administração (Irati),  Fisioterapia (Guarapuava), Pedagogia – Licenciatura (Irati) e Medicina Veterinária.

Ainda de acordo com Angelo, o resultado positivo no ranking em 2023, além de provar a qualidade do ensino prestado, é também reflete um trabalho conjunto feito entre os departamentos pedagógicos e as estruturas das pró-reitorias.

Trabalhamos tanto para dar visibilidade a qualidade que temos e esses resultados alcançados nos rankings diversos só demonstram a seriedade do ensino ofertado aqui na Unicentro. Temos consciência de que precisamos manter a média de cursos que aparecem no ranking. Sabemos que são muitos cursos avaliados. Mas temos consciência de que estar estrelado nesse ranking, que é um guia famosíssimo, é importante para a universidade.

COMO OCORRE A AVALIAÇÃO

O ‘Guia da Faculdade’ utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 18 mil cursos superiores no Brasil. Nesse processo, a equipe que desenvolve o guia atua como um instituto de pesquisa, avaliando a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Assim, com base nessas informações, a equipe indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para a avaliação, eles precisaram atender aos critérios de ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o fim do ano de 2022) e ter ao menos uma turma em andamento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo