Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Psicologia são destaques na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As graduações receberam nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do campus Santa Cruz em Guarapuava, ainda tiveram a classificação de 11º e 20º melhores do Brasil, entre 286 e 345 cursos avaliados, respectivamente.
Além disso, o Paraná é o quinto Estado com o maior percentual de cursos de graduação mais bem avaliados do Brasil no Enade. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, 216 cursos receberam classificações nas faixas de conceito 4 e 5, que correspondem a 28,1% dos 770 cursos avaliados no Paraná. Assim, o resultado posiciona o Paraná à frente do Rio de Janeiro (8º) e de São Paulo (15º).
Em todo o Brasil, os cursos que alcançaram a nota máxima no Enade somam apenas 5,5% entre os 9.896 avaliados. As instituições estaduais de ensino superior do Paraná alcançaram uma taxa de 18,6% no Conceito 5, percentual três vezes superior à média nacional. Além disso, dos 75 cursos avaliados das universidades estaduais do Paraná, 48 estão com nota acima da média nacional, sendo 14 classificados com conceito 5, nota máxima da avaliação.
ESTUDANTES
Nesta edição, participaram da avaliação, estudantes de 26 áreas, entre cursos de bacharelados e tecnológicos. Outros 34 cursos das instituições de ensino superior ligadas ao Governo do Estado também estão avaliados acima da média com conceito 4, sendo cinco da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e cinco da Unicentro, nove da Unioeste, seis da UEL e seis da Unespar, além de três da UEM. Na média nacional, com conceito 3, as universidades estaduais somam 22 cursos.
EXAME
O Enade faz parte do componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e tem um questionário sobre o perfil socioeconômico e acadêmico do estudante. Inclui também uma prova com itens de formação geral comuns a todas as áreas e itens específicos. A prova ocorre anualmente e avalia, em cada edição, um grupo de cursos, possibilitando conhecer a qualidade dos cursos de graduação e a aptidão dos profissionais formados, além de servir como indicador para escolher universidades para ingressar no ensino superior.
Leia outras notícias no Portal RSN.