Começam nesta segunda (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema do Ministério da Educação (Mec) seleciona estudantes para vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. Os candidatos podem participar gratuitamente, basta se inscrever exclusivamente pela internet. O prazo segue até a próxima quinta (25).
Podem se inscrever todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, é necessário obter nota maior do que zero na prova de redação e não declarar estar na condição de treineiro ao se inscrever.
De acordo com a Agência Brasil, o sistema eletrônico utiliza a média da nota do Enem até o limite da oferta de vagas. Inclui também o critério de cada curso e a modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos inscritos e o perfil socioeconômico.
Depois disso, as vagas são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas e com as políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades. Dessa forma, as instituições selecionam a partir das vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado.
O Ministério da Educação vai divulgar os resultados da primeira chamada do Sisu no dia 30 de janeiro de 2024. As matrículas ocorrem do dia 1° ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.
PARANÁ
No Paraná, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e Paraná (Unespar) somam 4.706 vagas em 353 cursos de diferentes modalidades. Na Unicentro, são 733 vagas em 52 cursos. As demais instituições de ensino superior paranaenses ofertam, no total, 4.539 vagas pela plataforma do MEC.
Assim, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com 1.710 vagas disponíveis em 114 cursos, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 1.287 vagas para 120 cursos; a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) com 841 vagas para 28 cursos; e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com 615 vagas para 16 cursos. A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) oferece 86 vagas em três cursos.
Leia outras notícias no Portal RSN.