O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta de Guarapuava comemora 25 anos em março. Para marcar essa data especial, a patronagem vai promover um baile com o Grupo Reponte, no dia 30 de março, sábado de aleluia. O baile ocorre no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, às 22h30. Para garantir o ingresso, basta entrar em contato pelos números (42) 9 9949-0448 e (42) 9 9977-3827.
Neste dia, também haverá apresentação da nova patronagem para os tradicionalistas presentes. O patrão Cezar Santos afirma que a responsabilidade é grande em assumir esse desafio no biênio 24/26. Contudo, ele tem certeza que contará com a contribuição de todos os integrantes das invernadas, seja artística, cultural, esportiva e campeira, para que a patronagem dele “seja de êxito para benefício da cultura tradicionalista de Guarapuava”.
HISTÓRICO
O CTG Chaleira Preta foi fundado em 16 de março de 1978 em Guarapuava. Na época, contava com apenas 20 sócios, integrantes da invernada campeira. Passado algum tempo, a regulamentação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), passou a exigir um número mínimo para a estrutura de CTG.
Por isso, o patrão da época, Valmor Cordova, e os demais integrantes decidiram transformar o CTG em Piquete Chaleira Preta. Assim, depois de 10 anos como Piquete, a estrutura ganhou consistência com a acolhida de novos integrantes na invernada campeira.
Em 26 de março de 1999, a entidade apresentava uma composição fortalecida e um número superior e suficiente de integrantes nas invernadas campeira e artística. Por isso, os integrantes fizeram a submissão no Conselho de Vaqueanos do MTG/PR, que aprovou a solicitação e reintegrou como Centro de Tradições Gaúchas Chaleira Preta.
Dessa forma, Josoel Shimidt Machado assumiu a patronagem por escolha eletiva e com a aprovação do Conselho Tradicionalista do Paraná. Ele permaneceu por dois mandatos à frente do novo CTG. Com o lema “Sempre pela tradição, chia chaleira! Em qualquer pago, defendemos a nossa bandeira!”, o Chaleira Preta segue sendo referência em Guarapuava e Região.
Desde a formação, o CTG Chaleira Preta participa de inúmeras apresentações, para os mais variados públicos, sempre levando a cultura gaúcha. Hoje conta com as invernadas Artística, Campeira, Cultural e Esportiva. Por fim, procura respeitar e fortalecer “as ações comunitárias, mantendo a tradição gaúcha viva no cenário tradicionalista”.
Leia outras notícias no Portal RSN.