Um morador do bairro Santa Cruz denunciou a vizinha, após encontrar a gata morta por envenenamento em Guarapuava. A gata chamada Pantera estava com a família há sete meses, mas nessa sexta (8) precisou levar o pet às pressas no veterinário. “A Pantera estava se batendo e agonizando, aí as minhas filhas pegaram a gata pra ver, trouxeram para minha esposa e correram para a veterinária, onde já chegou aparentemente morta. A veterinária constatou a morte com características de envenenamento.”
De acordo com as informações, após o ocorrido, que a família percebeu que havia um pote na parte de trás da garagem da vizinha. Com a câmera de celular, foi possível ver que se tratava de comida. “E que se fosse veneno outros animais ou até crianças poderiam mexer e morrer. Então chamamos a PM para averiguar. Prontamente a polícia veio, chamou a proprietária da casa e se deslocaram até os fundos, onde verificaram o pote com o veneno conhecido como chumbinho”.
A família ainda informou que a vizinha disse aos policiais que não era dela a comida, e que não sabia de quem era. No entanto, a equipe a conduziu para a delegacia, e levou o pote com a substância como prova até a Polícia Civil, para a lavração dos autos. Além disso, o morador contou que nunca teve problemas com a vizinha e sempre teve uma boa convivência.
Aí foi muito preocupante porque minhas filhas e esposas tinham manuseado a gata babada de veneno e poderiam ter se intoxicado, se caso tivessem coçando os olhos ou a boca. Algo muito preocupante pois as meninas tinham chorado muito e poderiam ter se intoxicado involuntariamente.
CRIME
Vale lembrar que a venda de ‘chumbinho’ está proibida no Brasil desde 2012. O chumbo faz parte do grupo de elementos químicos conhecidos como metais pesados. Isso porque, a substância tem grande força tóxica, que produz doenças devastadoras e mortes tanto em pessoas como em animais.
De acordo com a Agência Senado, em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes. Além disso, o envenenamento de animais é uma infração prevista na Lei de Crimes Ambientais que estabelece pena de detenção de três meses a um ano, incluindo multa.
Leia outras notícias no Portal RSN.