22/08/2023


Cotidiano Em Alta Região

Doze famílias vão receber casas pelo Habitação Solidária em Turvo

As casas vão ser construídas no Residencial Renascer e atendem pessoas que moravam na Região que corre risco de desabamento

Doze famílias vão receber casas pelo Habitação Solidária em Turvo (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Famílias que residiam em área de alto risco em Turvo vão receber 12 novas casas que estão sendo construídas no Residencial Renascer. A iniciativa é executada por meio de um programa chamado Habitação Solidária, que busca garantir moradia digna. Ao todo, já fora investidos mais de R$ 834 mil e o programa se divide em fases.

Na primeira fase, em 2022, oito novas residências foram entregues para as famílias que antes viviam em uma área conhecida como “perau”, correndo o risco de desabamento. Ou seja um morro alto inclinado com vegetação nativa. Naquele momento, a prefeitura afirmou que as famílias estavam em locais onde o solo é predominantemente laje. Assim sendo, as casas não possuem estrutura fixa no solo, dificultando saneamento básico e iluminação pública.

Projeto Habitação Solidária (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Todas as famílias residentes na Região estavam em uma condição de vulnerabilidade social e sendo apoiadas por meio de políticas sociais. O total de habitantes na área era de aproximadamente 40 pessoas, incluindo idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças. Agora, outras 12 famílias vão ter a oportunidade de mudar para um local com mais segurança.

Por fim, o projeto Habitação Solidária é uma ação selecionada por meio da Prefeitura de Turvo no programa federal Pró-Moradia, que possibilitou até R$ 6 milhões para financiamento da construção de unidades habitacionais. O Município está na etapa de contratação junto a Caixa Econômica Federal, para em breve dar início.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo