22/08/2023


Cotidiano Em Alta Guarapuava

Queda de energia afeta 3 mil clientes da Energisa em Guarapuava

A Energisa trabalha para resolver o problema no Centro. Com o alerta de chuva forte e temporais, a equipe vai prevenir acidentes com energia

Queda de energia (Foto: Leitor/Portal RSN)

Com a forte chuva no fim da manhã, três mil clientes da Energisa ficaram sem energia em Guarapuava nesta quinta (21). Sem eletricidade no Centro da cidade e proximidades, as lojas e moradores precisaram se adaptar. De acordo com a companhia, a chuva forte causou um dano a uma estrutura da rede que abastece a Região.

No momento da ocorrência, três mil clientes foram impactados, no entanto, com a atuação das equipes da Energisa, executando procedimentos automáticos na rede elétrica e reparos em campo, mais de 96% tiveram o fornecimento de energia normalizado. Neste momento, os profissionais da concessionária estão fazendo a troca de uma estrutura que sustenta os cabos de energia em um dos trechos afetados a fim de restabelecer a energia para os demais clientes.

RISCOS DO OUTONO

O outono começou com um alerta para várias cidades da Região: chuva forte e risco de temporais em algumas localidades nos próximos dias. Com as mudanças climáticas, a Energisa informou que já mobilizou as equipes e, assim como a Defesa Civil, está reforçando preventivamente as orientações de segurança à comunidade para evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

Conforme o gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diório Sanches, por meio do monitoramento climático, a concessionária acompanha a aproximação das chuvas. De acordo com a previsão, as chuvas devem atingir as principais cidades de área de concessão entre a tarde desta quinta (21) e domingo (24).

Essas informações são imprescindíveis para que possamos nos preparar, a fim de minimizar os impactos que as chuvas e os ventos fortes podem causar à rede elétrica.

Dessa forma, a distribuidora vai colocar o plano de contingência em prática, e antecipar para que a resposta, caso as previsões se confirmem, seja a mais eficiente possível. “Nosso papel neste momento é informar como estamos trabalhando e reforçar o compromisso de atuar de maneira antecipada para garantir a segurança e continuidade do fornecimento de energia na Região”.

SEGURANÇA

Nesse momento, é necessário prevenir acidentes com a rede elétrica. Conforme o gerente, a população deve estar atenta as orientações de segurança.

Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais.

Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não use o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário. Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar.

Caso um cabo de energia caia sobre o veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente. Ao encontrar cabos partidos sobre as ruas ou calçadas, não se aproxime. Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo