A Igreja Católica iniciou, nesta semana, as celebrações em preparação para a Páscoa da fé cristã, nas quais se revisita a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo pela redenção da humanidade. Por isso, esta semana que antecede a Páscoa é conhecida como ‘Semana Santa’ ou ‘Semana Maior’.
Conforme a Diocese de Guarapuava, a tarde da Sexta-feira Santa (29) relembra a morte de Cristo no Calvário, e a cruz segue de pé como sinal de salvação e esperança. Neste dia, há um ato simbólico da veneração da santa cruz, e não há celebração eucarística.
Além disso, a Via-sacra é lembrada no decorrer da Quaresma, para meditar sobre o caminho de Jesus entre a crucificação e a morte na cruz. Em algumas paróquias, é feita encenação da Paixão, Morte e Ressurreição por meio de meditação das 14 estações da Via-Crucis.
SÁBADO DE ALELUIA
Já no Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, a lição da igreja é que Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, após morrer na cruz. Neste dia então, a igreja celebra a Vigília Pascal, no período da noite. A celebração inicia com a bênção do fogo e em seguida tem a apreentação do Círio Pascal ao sacerdote.
DOMINGO DE PÁSCOA
De acordo com a Diocese, o Domingo de Ressurreição é o dia santo mais importante do cristianismo. Isso porque depois de morrer crucificado, Jesus permeneceu sepultado até a ressurreição, quando o espírito e o corpo foram reunificados. Do hebreu “Pessach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
Para o pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, padre Jean Patrik Soares, a festa da Páscoa é a festa central da vida cristã católica onde se celebra a ressurreição de cristo.
São Paulo disse certa vez que se Cristo não ressuscitou, não teria sentido nenhum as curas e os milagres. A Páscoa Judaica era a passagem do povo escravizado para a liberdade, do Egito para a terra prometida, que foram os 40 anos no deserto. Para nós agora é a passagem da morte para a vida, da liberdade do pecado. Por mais que o Natal seja uma data muito importante também, a vida cristã está em torno do evento Páscoa.
PROGRAMAÇÃO NA CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM
Sexta (29)
15h – Paixão do Senhor
19h – Via Sacra encenada
Sábado (30)
16h – Benção dos alimentos
19h – Vigília Pascal
Domingo (31)
Missa de Páscoa às 7h, 9h, 10h30 e 19h.
Apresentação da Paixão do Senhor nas paróquias em Guarapuava:
1. Catedral: Via-sacra encenada
2. Santa Cruz: Encenação da Paixão do Senhor
3. Santana: Via-sacra encenada
4. Santos Anjos: Encenação da Paixão do Senhor
5. São Pedro e São Paulo (Xarquinho): Encenação da Paixão do Senhor
6. Bom Jesus: Encenação da Paixão do Senhor
Leia outras notícias no Portal RSN.