22/08/2023


Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

Pêssankas simbolizam a cultura e a Páscoa em Prudentópolis

Em Guarapuava, a Paróquia Assunção de Nossa Senhora e a Igreja Ucraniana São Nicolau tem programação especial para a data

Pêssankas gigantes marcam a Páscoa em Prudentópolis (Foto: Fernando Demenech)

As pêssankas são um dos símbolos mais marcantes da cultura ucraniana em Prudentópolis. Elas representam uma expressão profundamente enraizada, sendo comercializadas durante todo o ano e oferecidas como presentes em diversas ocasiões, como na Páscoa. Além da função decorativa, são consideradas símbolos de proteção e expressam votos de felicidade para quem as recebe.

Essas obras de arte feitas por meio de uma técnica tradicional, utiliza cera de abelha pura e anilina específica para criar padrões e símbolos variados. Em Prudentópolis, além dos motivos tradicionais, as pêssankas incorporam elementos locais, como a araucária e a gralha azul, símbolos da Região. A produção desses artefatos não só preserva uma tradição antiga, mas também proporciona uma importante fonte de renda para os artistas locais.

TRADIÇÃO

Cursos para aprender a fazer o tradicional presente (Foto: Fernando Demenech)

A tradição das pêssankas é transmitida de geração em geração, começando nas famílias, onde técnicas rudimentares são ensinadas e praticadas. Com o tempo, as comunidades organizam cursos mais elaborados, muitas vezes em associação com escolas e igrejas locais, para ensinar as técnicas refinadas de confecção das pêssankas. Assim, essa expressão artística continua a prosperar, mantendo viva uma parte importante da herança cultural de Prudentópolis.

Conforme Fernando Demenech, representante cultural na Prefeitura de Prudentópolis, cada vez mais pessoas se especializam na técnica para que possam entregar produtos de qualidade competitiva no mercado. A Casa da Cultura do município também oferece curso sempre nos primeiros meses do ano até a Páscoa. E sobre os desenhos, eles podem parecer pinturas, mas na verdade são mensagens.

Dizem os que as pêssankas são escritas e não pintadas, a própria denominação pêssanka deriva do termo ‘pyssaty‘ que significa escrever, em ucraniano. Isso porque, cada desenho, cada traço, é uma mensagem que se deseja passar a quem oferecemos.

Há também as pêssankas gigantes, que estão em exposição na Praça da Ucrânia, em cima do Museu do Milênio. “Elas foram confeccionadas em 2019, e, muito visitadas durante o ano todo. Após a Páscoa passarão por manutenção devido avarias causadas pelo tempo”.

Para os ucranianos, a Páscoa representa uma das celebrações mais significativas tanto no calendário religioso quanto cultural. Dessa maneira, a preparação para esta festividade se inicia com a Quaresma, um período de preparação espiritual que precede a ressurreição de Cristo. Durante este momento, práticas como o jejum e a abstinência são feitas.

RITOS RELIGIOSOS

Na Igreja Ucraniana de São Josafat, em Prudentópolis, é uma tradição nos dias que antecedem a Páscoa a adoração ao Santo Sudário, guardado e cuidado pelos Cossacos. Eles são voluntários que se disponibilizam para vigiar o Santo Sudário, enquanto os cristãos o adoram.

Durante esses dias, a comunidade ucraniana de Prudentópolis constrói uma pequena aldeia, com carroças, artefatos, ferramentas e cabanas, tentando assim recriar as comunidades ucranianas que faziam esses costumes. Na tarde do domingo de Páscoa (31), ocorre nos pátios ou ao redor das igrejas ucranianas a popular Haílka. Essa que consiste em brincadeiras, cânticos e danças entoados pela comunidade ucraniana, principalmente pelos jovens, simbolizando a celebração da ressurreição de Cristo.

EM GUARAPUAVA

Na Paróquia Assunção de Nossa Senhora e na Igreja Ucraniana São Nicolau – Madeirite em Guarapuava, a programação litúrgica para o período da Páscoa inclui uma série de celebrações. Desse modo, nesta quinta (28), às 19h, a paróquia Assunção recebe a leitura dos evangelhos e na sexta (29), ocorre a santa procissão às 8h na igreja São Nicolau e às 10h na Assunção.

Além disso, ocorre a exposição Plastianetsia no Santo Sudário. Já no sábado de aleluia (30), a missa terá Bênção das Paskas (pão especial e ritualístico da Páscoa, enfeitado com ramos de trigo, folhas, flores, feitos com a própria massa). Assim, será às 17h na Comunidade São Nicolau e às 19h na Paróquia Assunção de Nossa Senhora.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo