A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou nesta segunda 1º de abril, popularmente conhecido Dia da Mentira, a cartilha “Não Caia Nessa”. O material alerta a população sobre as mentiras que os golpistas contam para enganar e tirar dinheiro da vítima. O material descreve alguns golpes mais clássicos, como o que envolve um “bilhete premiado”, mas dá ênfase às novas armadilhas aplicadas por canais eletrônicos.
Entre elas, as ações criminosas que envolvem as redes sociais, como por exemplo o Golpe dos Nudes, o Golpe da Maquininha com troca de cartão, a armadilha envolvendo um motoboy. E ainda, o Golpe da Troca de Foto do WhatsApp, Golpe do Falso Empréstimo, Golpe do Amor, Golpe do Falso Emprego, Golpe do Empréstimo Consignado Golpe do Leilão do Automóvel e uso de links falsos na internet.
O objetivo da cartilha é orientar a população sobre como se proteger. Por isso, o documento apresenta uma série de informações sobre variados tipos de ações criminosas. Além disso, explica o que o cidadão deve fazer caso seja vítima de um golpe. O alerta geral é para sempre desconfiar de ofertas muito boas para serem verdade; manter informações pessoais em sigilo (senhas, números de cartão de crédito ou documentos de identificação); verificar a autenticidade de quem entra em contato, usando fontes confiáveis para checar. E por fim, manter computador, smartphone e aplicativos atualizados com as versões mais recentes contra vulnerabilidades de segurança.
Quem cair em um golpe, deve registrar imediatamente o boletim de ocorrência. No Paraná, o documento pode ser feito de forma on-line, pelo site policiacivil.pr.gov.br/BO, ou na delegacia mais próxima. Guarde todas as provas e prints, o que pode auxiliar as investigação.
Leia outras notícias no Portal RSN.