A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e o município de Turvo fecharam uma parceria em um projeto para impulsionar o empreendedorismo. O projeto fará um senso empresarial do município, para identificar as características individuais dos empreendimentos, coletivas dos setores de atuação e as empresas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Turvo, Luiz Gomes, o objetivo da visita ao Laboratório de Inovação da universidade (InovaLab) foi para estreitar laços da parceria. “Conhecer de perto os novos projetos e estar sempre em contato e atento a todas as ações da universidade, planejando junto nessa parceria o que nós podemos desenvolver para o melhor do município e dos universitários”.
Além de contribuir com o desenvolvimento, o projeto busca trazer benefícios para a Unicentro, como explica a orientadora do InovaLab. “É uma forma de integração da universidade com a comunidade, que promove a geração de serviços atendendo demandas do município de Turvo, por meio da pesquisa e extensão. Possibilita aos acadêmicos envolvidos no projeto a oportunidade de adquirir experiência no campo prático do serviço público”.
O PROJETO
Conforme as informações, o intuito é fornecer dados para a formação de políticas públicas e contribuir com a tomada de decisão dos gestores locais. As atividades devem iniciar ainda em 2024. Já a expectativa é de que a iniciativa contribua positivamente para os moradores de Turvo.
O InovaLab faz atividades de extensão e de consultoria júnior, por meio de três pilares – acadêmico, empresarial e comunitário. Dessa forma, o objetivo é desenvolver projetos inovadores, por meio da integração dos alunos com a população.
Leia outras notícias no Portal RSN.