O transporte coletivo nas cidades de médio e grande portes enfrenta desafios. E em Guarapuava não é diferente. O usuário do transporte coletivo critica alguns pontos como ônibus superlotados, atrasos e falta de linhas em alguns bairros. Esses problemas enfrentados pela população principalmente em horários de pico, afetam diretamente o cotidiano dos moradores. E também refletem a falta de planejamento urbano envolvendo a mobilidade.
O contrato com a empresa que opera os serviços desde a década de 1970 em Guarapuava termina no dia 15 de dezembro. Por isso, cabe a Prefeitura definir o novo modelo de concessão de transporte coletivo no município. Assim sendo, agora, a Prefeitura está lançando uma pesquisa para consultar os moradores sobre a qualidade do transporte público em Guarapuava e quais melhorias podem ser feitas.
As entrevistas iniciaram nesta quinta (10) e devem se estender até o fim do mês. Elas ocorrerão no terminal de ônibus, em pontos estratégicos de circulação e dentro dos ônibus. Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran), farão a pesquisa de campo para elaboração do Plano de Transporte Coletivo Urbano (PTU). Os entrevistadores estarão identificados com coletes e crachás e abordarão os passageiros do transporte coletivo e a população em geral.
De acordo com a Prefeitura, as pesquisas pretendem coletar dados sobre os deslocamentos diários da população. Também tem o objetivo de levantar opiniões e níveis de satisfação em relação ao serviço atual de transporte coletivo urbano. Por isso, as informações obtidas serão essenciais para compreender a realidade da mobilidade urbana em Guarapuava. Além disso, deve ajudar a definir futuras estratégias para o sistema de transporte, que atualmente está na primeira fase, de “Definição do Escopo da Concessão e Proposta de Modelo Institucional para Licitação”.
FORMULÁRIO
Os entrevistadores utilizarão formulários digitais para garantir agilidade e precisão na coleta de informações. As perguntas se concentrarão nas principais rotas e linhas utilizadas pelos usuários no dia a dia, bem como em sugestões de melhorias para o sistema de transporte
A Setran destaca a importância da participação da comunidade para o sucesso do Plano, e também pede a colaboração de todos os cidadãos que forem abordados durante as pesquisas.
Leia outras notícias no Portal RSN.