22/08/2023


Cotidiano Cultura e Entretenimento Em Alta Guarapuava

Cultura divulga edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc

O edital é elaborado com participação popular e prevê o repasse de mais de R$ 400 mil para projetos culturais

Cultura divulga edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Foto: Departamento de Cultura)

A Secretaria de Cultura de Guarapuava, torna público o edital de Chamamento Público nº 05/2024, que destinará mais de R$ 400 mil para o fomento da produção cultural local. Os recursos são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que tem o objetivo de apoiar projetos culturais em todo o país.

Os agentes culturais de Guarapuava elaboraram o edital por meio de consulta pública. Em seguida, serão selecionados 21 projetos em diversas categorias, como artes visuais, música, teatro, dança, literatura, audiovisual, entre outras. O edital tem o objetivo de incentivar a produção cultural local e garantir a participação democrática na formulação das políticas públicas para o setor.

Cada projeto selecionado receberá o valor especificado no edital. Os responsáveis pelos projetos podem utilizar os recursos para custear despesas com produção, divulgação, cachês de artistas, materiais, locação de espaços, entre outros.

INSCRIÇÕES ABERTAS 

As inscrições para o edital começaram na sexta (18) e seguem até o dia 1º de novembro. Podem participar agentes culturais que residem e atuam em Guarapuava há pelo menos dois anos, incluindo pessoas físicas, MEI’s, pessoas jurídicas e coletivos culturais.

Para se inscrever, os interessados devem, primeiramente, acessar o Portal do Cidadão. Em seguida, deverão protocolar eletronicamente a documentação exigida, incluindo o formulário de inscrição, que constitui o Plano de Trabalho do projeto. Por fim, o edital completo, com todas as informações sobre as categorias de apoio, critérios de seleção, prazos e procedimentos para inscrição, está disponível aqui.

COTAS E ACESSIBILIDADE

O edital garante cotas para pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência em todas as categorias. Além disso, os projetos devem prever medidas de acessibilidade para garantir a participação de todos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo