22/08/2023


Cotidiano Cultura e Entretenimento Em Alta Guarapuava

Festival celebra a tradição cervejeira e traz jogos germânicos

Cerveja, bandas, culinária típica e jogos germânicos são as atrações do Festival da Cerveja e do Malte neste sábado (9), no Centro de Eventos Agrária

Cerveja (Foto: Pixabay)

Neste ano, Guarapuava se prepara para sediar uma celebração única que une a rica tradição cervejeira, música e jogos germânicos. Trata-se do Festival da Cerveja e do Malte, que chega à segunda edição neste sábado (9). O evento, organizado pela Associação das Cervejarias Artesanais de Guarapuava (Guaracerva), busca promover a produção local de cervejas artesanais. Além de fortalecer o turismo e a cultura da cidade, que é um dos maiores polos cervejeiros do Brasil.

De acordo com dados da Guaracerva, o município se destaca na produção de cevada. Isso porque conta com uma área plantada superior a 10 mil hectares, dos mais de 25 mil hectares de campos desse grão espalhados pela Região. Este cultivo de cevada é uma das principais fontes de insumos para a Agromalte, localizada precisamente em Guarapuava. A produção média de cevada é de 4,5 mil quilos por hectare. O que torna a Região um verdadeiro centro de excelência na produção de malte e cevada para o mercado nacional e internacional.

Este ano, o Festival da Cerveja e do Malte será no Centro de Eventos da Agrária, em Entre Rios. Essa mudança da sede urbana para o distrito, traz ainda mais simbolismo para o evento. A programação começa às 11h e segue até 23h, com entrada gratuita. O festival contará com a participação de renomadas cervejarias artesanais de Guarapuava. São elas: como Água do Monge, Donau Bier, Golden, Hank, Heimdall, Irmandade, Metzgerbier, Over Beer, Suábia. Todas premiadas em competições nacionais e internacionais.

JOGOS GERMÂNICOS

Além das deliciosas cervejas, o evento trará várias atrações musicais, com shows de bandas como Memphis Ride, Igor Larsen Duo, Lonesome Captain, General Lee, e ainda um tributo a Jorge e Mateus feito por Binho e Ricardo. Uma das grandes novidades deste ano serão os tradicionais jogos germânicos, com desafios como arremesso de sacos, o desafio de segurar um caneco de 1 litro de chope, a disputa de chopp em metro e o corte de serrados, resgatando as competições que marcaram a chegada dos imigrantes europeus ao Brasil. Participam dos jogos apenas pessoas com mais de 18 anos. Os vencedores vão ser premiados.

A gastronomia também será um dos grandes destaques do festival, com uma variedade de pratos preparados pelos restaurantes locais. Haverá hambúrgueres, carnes, pizzas, pratos típicos alemães, além de bolos e doces tradicionais da colônia suíça de Entre Rios, sem contar os deliciosos sorvetes artesanais. Para garantir a diversão de toda a família, o festival contará com um espaço kids, onde as crianças poderão brincar enquanto os adultos aproveitam as atrações.

Este ano, o festival tem ainda um valor simbólico adicional, já que ele celebra a recente conquista de Guarapuava como a Capital Nacional da Cevada e do Malte, título oficial concedido pela Lei 14.956 de 3 de setembro de 2024. Com um cenário tão especial e uma programação diversificada, o Festival de Cervejas e do Malte, promete ser uma experiência inesquecível, celebrando a produção de cerveja artesanal, a cultura germânica e a excelência agrícola do município, que se consolida como um dos maiores centros produtores de cevada do país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo