A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é uma das grandes expectativas para o secretariado de Denilson Baitala. Novos nomes devem ser divulgados nesta terça (19). Entre os cotados para essa pasta estão os empresários Julio Agner e Fernando Guiné. A indicação, entretanto, vai contar com o respaldo de entidades industriais e comerciais.
Julio Agner é uma importante liderança empresarial, ex-presidente da ACIG, da Associação de Revendedores de Materiais de Construção e da Delegacia Regional da Fiep. Atuou também em cargos de relevância no setor industrial estadual e atualmente coordena o Conselho Regional da Fiep no Centro do Paraná. Em 2014, foi candidato a prefeito, com Fernando Guiné como seu vice.
Por sua vez, Guiné, conhecido como “Guinezinho”, é historiador, psicólogo, empresário no setor de eventos. Tem experiência em Comunicação, onde atuou em TV aberta e por assinatura. Ex-presidente do Centro de Estudos Históricos da Unicentro, ele tem mais de 40 anos de voluntariado e ocupou a direção do Hemocentro Regional de Guarapuava de 2017 a 2024. Com especialização em Gestão Pública e Guiné é pós-graduado em ‘Ciências da Família’ e ‘Neuropsicologia’. Conforme o currículo dele, foi responsável pela implementação do projeto de Captação Assertiva, que tornou a unidade uma referência na área. Também possui especialização em Gestão de Unidades de Hemoterapia e Hematologia.
Além da experiência no esporte, como atleta e gestor esportivo, Guiné se capacitou com diversos cursos em Gestão Pública, Planejamento e Gestão Estratégica, além de Gestão por Indicadores. Ele também se destaca como pesquisador e analista de indicadores de Guarapuava e outros municípios, além de atuar na análise de Projetos Municipais de Desenvolvimento.
PERFIL
O perfil ideal de um Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico deve contemplar competências técnicas, habilidades interpessoais e visão estratégica. Isso porque deve ser um articulador entre as demandas sociais e as possibilidades econômicas. Ou seja, unir capacidade técnica, visão de futuro e comprometimento com os interesses da população. Tudo isso para promover o crescimento sustentável, a geração de empregos e o fortalecimento da economia local e regional.
Leia outras notícias no Portal RSN.