22/08/2023


Blog da Cris Guarapuava

Dissidência marca eleição da OAB em Guarapuava

OAB escolhe nova diretoria e novos conselhos nesta sexta (22), mas a chapa situacionista entra no pleito com 'fissuras' internas

Sede da OAB em Guarapuava (Foto: OAB)

Mais de 800 advogados de um total de 1.300 inscritos estão participando da votação nesta sexta (22) na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, Subseção de Guarapuava. A eleição busca eleger tanto os diretores quanto os conselheiros da OAB, tanto em nível estadual quanto nas subseccionais locais. O pleito ocorre também em nível estadual.

Em Guarapuava, um aspecto notável dessa eleição é que, pela primeira vez, uma chapa disputa a presidência com dissidências internas. A chapa ‘XI de Agosto’, conhecida como ‘situacionista’, liderada pelo advogado Miguel Melhem, não tem o apoio da atual presidência da OAB local. Essa situação marca uma mudança significativa no cenário político da entidade. Curiosamente, um dia antes do pleito, um documento evidenciando o apoio à chapa oposicionista circulou entre os advogados. Assinado pela presidência, se trata do apoio formal à chapa de oposição. Essa atitude confere maior complexidade ao pleito.

Chamada de ‘Pela Ordem’, o grupo contrário tem como candidata majoritária a advogada Hamidy Kassmas. Conforme informações da OAB, os advogados podem votar ‘online’ ou presencialmente na sede da OAB que, em Guarapuava fica pertinho do Parque do Lago. A expectativa é de que até às 18h o resultado já tenha sido computado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo