22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava celebra 205 anos de história e desenvolvimento

"Trilhamos o caminho certo para fazer de Guarapuava uma referência no Paraná e no Brasil. Parabéns Guarapuava", disse Celso Góes

Confira os horários da administração pública para os últimos dias do ano (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava, a Terra do Lobo Bravo, celebra nesta segunda (9), 205 anos de fundação. Sob os céus dos Campos Gerais, a cidade foi oficialmente instituída em 1819, marcando o início de uma trajetória que une tradição e modernidade, passado e futuro.

Ao longo de mais de dois séculos, o município se consolidou como um polo de desenvolvimento no coração do Paraná. Desde a origem, quando os índios Kaingang habitavam a Região, até a chegada das expedições europeias no século XVIII, a história de Guarapuava é marcada por transformação.

A assinatura do Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém, em 9 de dezembro de 1819, foi o primeiro passo para a formação da comunidade. Ao relembrar a história do município, o prefeito Celso Góes, destacou a importância da data.

SIGNIFICADO DO NOME

Guarapuava, cujo nome deriva do tupi-guarani (“guará”, que significa lobo, e “puava”, bravo), já era habitada há anos pelos índios Kaingang. A descoberta se deu pela ocupação europeia em 1770. A área original abrangia 175 mil km², delimitada pelo Rio dos Patos (Ivaí), pelo Rio Paraná até Corrientes (Argentina), e de lá até o Rio Uruguai, passando pelas fronteiras dos Campos de São João e chegando ao Porto União, no Rio Iguaçu.

O povoamento ganhou força em 1810, com a Real Expedição de Conquista dos Campos de Guarapuava, liderada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal. 205 anos depois, Guarapuava se destaca no agronegócio, na indústria, no comércio e na tecnologia. O município atrai empresas e novos investimentos, impulsionando o crescimento econômico da Região Central do estado.

DESENVOLVIMENTO E INFRAESTRUTURA

Obras estratégicas marcaram o ano. Entre elas, a entrega da avenida Beira Rio, que integra importantes Regiões da cidade, e melhorias na mobilidade urbana, como a revitalização da rotatória da avenida Castelo Branco e a construção de ciclovias e calçadas.

Além disso, a avenida Rubem Siqueira Ribas, na Vila Jordão, também ganhou sua primeira etapa de melhorias, incluindo alargamento da via, ciclofaixas, calçadas e paisagismo. O programa Asfalto na Porta de Casa pavimentou 95% das vias urbanas, promovendo mais segurança e dignidade à população.

O projeto de revitalização da XV de Novembro, no Centro da cidade, vai transformar o local em um espaço sustentável e dinâmico, voltado ao lazer, turismo e economia, aliando a urbanização e a acessibilidade.

INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO E TÍTULOS

Guarapuava se consolidou como polo tecnológico no Paraná, com 67 novos ambientes de inovação e investimento em laboratórios escolares e tecnologias como impressoras 3D e kits de robótica. Projetos inclusivos, como a Escola Bilíngue em Libras e centros de atendimento especializado, destacaram o compromisso com a inclusão.

A cidade ficou reconhecida nacionalmente com o Selo Ouro no programa Criança Alfabetizada, o Selo Diamante em transparência pública e o título de Capital Nacional da Cevada e do Malte. Além disso, integra a Rede Global de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da OMS.

SAÚDE

A Prefeitura de Guarapuava promoveu diversas reformas e ampliações em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ao longo do ano. As obras contemplaram unidades localizadas nos bairros Jordão, Concórdia, Vila Planalto, Jardim das Américas e Morro Alto. E ainda, Guairacá, Colibri, Campo Velho, Recanto Feliz, Xarquinho, Adão Kaminski, Boqueirão, Entre Rios, Santa Cruz, Santana e Tancredo Neves.

Entre as entregas mais recentes, são destaques as obras da UBS do Residencial 2000, que passou por uma reforma completa. Outra unidade reformada foi a UBS Campo Velho, no bairro Boqueirão. Desse modo, o prefeito Celso Góes disse que o reconhecimento é motivo de orgulho.

“Trilhamos o caminho certo para fazer de Guarapuava uma referência no Paraná e no Brasil. Estivemos firmes no propósito de construir uma cidade que respeita suas raízes, vive o presente com alegria e planeja um futuro ainda melhor. Parabéns Guarapuava, pelos seus 205 anos de história”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo