Nesta sexta (11) às 14h, o Hospital Regional de Guarapuava sedia o início das atividades do ‘Bloco Didático da Unicentro’. Essa é a etapa final que consolida o HR como hospital-escola. O Termo de Cooperação envolve o Governo do Estado e a Universidade. Assim sendo, conforme o Termo, professores e os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde, regularmente matriculados, poderão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O termo tem a duração de 60 meses e autoriza os alunos do curso de Medicina da Unicentro a fazer o internato na unidade hospitalar. A graduação em Medicina na instituição teve início em 2019 e é a primeira turma que atua no internato. Eles cursam o quinto ano de Medicina. Além destes estudantes, conforme o Termo, alunos de outros cursos da saúde como Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins como Serviço Social, também estão autorizados a participar de atividades no Hospital Regional.
De acordo com a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), além de terem à disposição toda a estrutura do hospital, agora também podem contar com o bloco pedagógico. O espaço possui ambientes destinados à educação, como auditório, biblioteca e duas salas de aula. A Funeas se responsabiliza pela infraestrutura para a prática profissional do HR.
O HOSPITAL
A unidade atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. De acordo com a Funeas, atende várias especialidades, sendo na maioria, cirurgia geral, ortopedia e urologia. Além dessas, a unidade também possui referência para atendimentos de urgência.
Em 2024 foram inaugurados 52 novos leitos, o que permitiu aumentar a capacidade total para 112 leitos estrategicamente distribuídos. Sendo: 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral. O HR também está se consolidando como uma referência em atendimento cirúrgico para toda a Região, com uma média de 540 cirurgias por mês.
Leia outras notícias no Portal RSN.