22/08/2023
Cotidiano Em Alta Turismo

Região de Guarapuava se destaca em portfólio de turismo do Paraná

De acordo com o Viaje Paraná, o documento deve ajudar agentes de viagens, guias de turismo e prestadores de serviços na comercialização de experiências turísticas no estado

Salto São João em Prudentópolis (Foto: Fábio Dias/Acerco EPR)

O Viaje Paraná divulgou um portfólio inédito com 249 destinos e produtos turísticos qualificados para o mercado, com protagonismo da Região de Guarapuava. Municípios como Guarapuava, Prudentópolis, Turvo, Irati, Bituruna e Goioxim aparecem com dezenas de atrativos classificados entre os principais do Estado, em segmentos como turismo religioso, cultural, rural, gastronômico e de aventura.

O material foi lançado oficialmente neste mês de junho e pode ser acessado online. De acordo com o Viaje Paraná, o documento deve ajudar agentes de viagens, guias de turismo e prestadores de serviços na comercialização de experiências turísticas no estado.

PRUDENTÓPOLIS É PROTAGONISTA NO TURISMO RELIGIOSO

Prudentópolis é um dos destaques do portfólio, com uma variedade de igrejas, santuários, museus e rotas de peregrinação. Entre os atrativos listados estão:

Igreja Matriz de São Josafat, ícone da imigração ucraniana no Brasil, construída entre 1925 e 1928, com arquitetura bizantina e interior artístico;
Santuário Nossa Senhora das Graças, templo em estilo gótico com vitrais e altar em mármore;
Museu Servas Maria Imaculada, que preserva a história da missão ucraniana no Brasil e marca o fim do Caminho de São Miguel Arcanjo, rota de peregrinação com 122 km que passa por 24 comunidades e igrejas rurais ucranianas;
Capelas rurais, como a Igreja São Miguel Arcanjo, Natividade de Nossa Senhora e Transfiguração de Nosso Senhor, verdadeiras joias da arquitetura religiosa no campo.

O município ainda se destaca nos segmentos de natureza e aventura, com o Salto Sete Adventure Park, que oferece rapel, balonismo e trilhas. Já o Monumento Natural Salto São João, unidade de conservação estadual, é reconhecido pelas trilhas acessíveis e mirantes com vista para a queda d’água de 84 metros.

GUARAPUAVA ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

A capital da cevada e do malte aparece em diversos segmentos do portfólio. No turismo cultural, o destaque é a Colônia Entre Rios, que abriga o Museu Histórico Suábio, instituições tradicionais e arquitetura preservada. A região também foi listada no turismo rural e gastronômico, com menção à culinária típica, como Strudel, salsichas artesanais e chucrute. Além, também, dos festivais tradicionais de primavera e colheita.

No turismo gastronômico, Guarapuava se sobressai com a Bierweg – Rota da Cerveja. A atração propõe uma experiência imersiva com degustação de rótulos artesanais, paisagens e histórias da produção local.

Já no turismo sobre rodas, a cidade marca presença com a pista de arrancadas Speed Magic Park, no Boqueirão, e com a Rota Cerro do Leão, compartilhada com Irati. O trajeto de 97 km cruza vales, mirantes e o Parque Ecológico de Inácio Martins, e é bastante procurado por motociclistas e ciclistas.

BITURUNA: VINHO E TRADIÇÃO

No turismo gastronômico, Bituruna ganha destaque pela Rota do Vinho, com vinícolas premiadas como Bertoletti, Sanber, Di Sandi e Dell Monte, produtoras do exclusivo vinho branco da uva Casca Dura – variedade com indicação geográfica. A rota oferece degustações, passeios e harmonização com pratos típicos da imigração italiana.

TURVO APOSTA NO ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

O circuito Gralha Azul, em Turvo, figura entre os destaques do turismo de aventura. O local reúne pousada, trilhas, atividades como cicloturismo e trilhas pelas cachoeiras. Entre os roteiros, está o Pedal Rasga Serra, voltado ao público que busca adrenalina em meio à natureza preservada da Região Centro-Sul.

IRATI: SUPORTE A MOTORHOMES E PAISAGENS SERRANAS

Irati também aparece com estruturas voltadas ao turismo sobre rodas, como a Parada Benedita, na BR-277, que oferece infraestrutura para veículos recreativos com pontos de água, descarte de resíduos e segurança. Além disso, compartilha com Guarapuava a Rota Cerro do Leão.

SEGMENTAÇÃO E FOCO NO MERCADO

O Portfólio lançado pelo Viaje Paraná é parte de uma estratégia do Governo do Estado para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico regional. De acordo com o material, a seleção dos 249 produtos se deu com base em critérios como infraestrutura, certificações, reputação online, acessibilidade e organização.

Os destinos estão divididos em dez segmentos, entre eles: turismo cultural, religioso, gastronômico, ecoturismo e aventura, rural, de saúde e bem-estar, náutico e pesca, sobre rodas e de negócios e eventos. No total, 132 municípios paranaenses estão representados, distribuídos entre 15 Regiões Turísticas.

A proposta é que o portfólio sirva como guia para operadores e consumidores, fomentando novos roteiros e fortalecendo os atrativos locais no cenário nacional e internacional.

Mapa do turismo do Paraná (Fonte: Viaje Paraná)

Para conferir o portfólio completo, acesse www.viajeparana.com.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.