22/08/2023
Comunidade Cotidiano Em Alta Guarapuava Paraná

Produtores de Guarapuava ganham mais tempo para emitir nota fiscal eletrônica

Prazo que torna obrigatória a emissão de nota fiscal eletrônica em transições dentro do estado é estendido até 5 de janeiro de 2026

Novo prazo ficou para o cinco de janeiro de 2026 (Foto: Reprodução/AEN)

Os produtores rurais de Guarapuava terão até o início do ano que vem até que a emissão de nota fiscal eletrônica passe a se tornar obrigatória. A decisão pela prorrogação é do Departamento de Nota Fiscal de Produtor Rural da Prefeitura de Guarapuava. O departamento estendeu a data até o dia cinco de janeiro de 2026 nas operações dentro do Estado do Paraná.

Dessa forma, o objetivo é que os produtores tenham mais tempo para se adequar à nova exigência. O sistema eletrônico substitui o antigo modelo em papel. A alteração foi estabelecida pela Norma de Procedimento Fiscal (NPF) nº 032/2025, publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira, 1º de julho.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a transição para a nota eletrônica faz parte de um processo para trazer mais agilidade e eficiência à administração tributária. Sendo assim, uma das principais vantagens é a geração e autorização imediata da nota pelo portal da Receita Estadual. Esse processo elimina a necessidade do produtor rural se deslocar até a prefeitura para buscar ou entregar notas fiscais em papel.

Apesar da novidade, a nota eletrônica já é obrigatória para todos os produtores rurais em operações interestaduais, independentemente do valor de faturamento. A medida é válida desde três de fevereiro de 2025.

Modalidades de emissão de nota

Nesse sentido, o sistema permite que os produtores emitam os documentos eletrônicos em duas modalidades, elas são a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica e Nota Fiscal Fácil (disponível apenas para produtos e operações específicas).

Para emitir a modalidade completa, o produtor deve se tornar usuário do portal ReceitaPR, seguindo as instruções disponíveis no site oficial. Além disso, o usuário pode baixar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) em lojas virtuais e acessá-lo com a conta GOV.PR. Da mesma maneira, o Departamento de Nota Fiscal de Produtor Rural disponibilizou um passo a passo detalhado para facilitar o acesso, cadastramento e emissão das NFP-e.

Notas fiscais antigas

O Departamento também alerta os produtores a regularizem o quanto antes a situação das notas fiscais de 2024 que ainda não baixaram, sejam elas preenchidas ou em branco. A falta de regularização pode resultar em multas e no cancelamento do Cadastro de Produtor (CAD/PRO).

Aqueles que já possuem notas de 2025 e desejam antecipar a baixa, podem fazer o procedimento entre os meses de julho e dezembro de 2025, o que pode evitar filas e esperas no atendimento. Para mais informações, os produtores rurais podem entrar em contato pelos telefones: (42) 3142-0857 ou (42) 3142-0859.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Amanda Borges

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.